Depois de analisar mais de 1800 espécimes, uma equipa de cientistas descobriu 17 novas espécies de milípedes na costa leste dos Estados Unidos.
Uma nova espécie de milípede foi nomeada em homenagem a Taylor Swift. O animal foi batizado de Nannaria swiftae – ou Swift Twisted-Claw Millipede – porque o investigador Derek Hennen é um grande fã da cantora norte-americana.
“A música dela ajudou-me a ultrapassar os altos e baixos da pós-graduação, pelo que dar o seu nome a uma nova espécie milípede é a minha forma de agradecer“, justificou Hennen.
Segundo o Science Daily, a equipa viajou para 17 estados norte-americanos em busca de novos espécimes, com o objetivo de poder sequenciar o seu ADN e descrevê-los cientificamente.
Além de terem conseguido descrever 17 novas espécies, os investigadores descobriram que os milípedes preferem viver em habitats florestais perto de riachos e são normalmente encontrados enterrados debaixo do solo, exibindo comportamentos mais enigmáticos do que os parentes.
É difícil observá-los a olho nu exatamente por estarem sempre enterrados no solom onde atuam na decomposição de plantas e material orgânico vivo, libertando os seus nutrientes no ecossistema.
Os recém-descritos variam entre 18 e 38 milímetros de comprimento, têm pernas brancas e corpo brilhante que varia de castanho-caramelo a preto com manchas brancas, vermelhas ou cor-de-laranja. Os machos têm garras pequenas, torcidas e achatadas nas patas anteriores.
O artigo científico foi publicado recentemente na ZooKeys.