O Theatrum Mundi é uma galeria de arte secreta, em Itália, em que só se pode entrar por convite e onde milionários compram as mais diversas raridades.
Theatrum Mundi — ou o Grande Teatro do Mundo — é um conceito metafórico desenvolvido em toda a literatura e pensamento ocidental, aparente em teorias do mundo, como a Alegoria da Caverna de Platão, e uma ideia popular entre certos escritores no período barroco.
Em Arezzo, Itália, Theatrum Mundi assume outro sentido. É também uma galeria de arte, de acesso restrito apenas por convite, em que milionários de toda o Velho Continente comprar as mais diversas raridades.
Fósseis de dinossauros, dentes de T-Rex, um sabre de luz original de Star Wars e uma das varinhas de Harry Potter são alguns dos bens mais valiosos da mais recente coleção. Há até um fato de um astronauta soviético.
“Basicamente, eu movo objetos de um nicho de mercado para o mercado de luxo mais amplo. Por exemplo, você pode encontrar um fragmento de meteorito num mercado da Namíbia; aqui, coloco-o numa sala com afrescos ao lado de outros objetos incríveis. É como tirar uma foto de uma zebra no topo do Monte Evereste. Se você sabe como unir mundos diferentes, você não cria caos, cria maravilha”, explicou o fundador do Theatrum Mundi, Luca Cableri, à VICE.
Cableri tem experiência a trabalhar para uma maiores leiloeiras do mundo, a Christie’s. Entretanto saiu e abriu a sua própria galeria de arte.
Mas como é que alguém consegue ter fósseis de dinossauros para revenda numa galeria de arte? “É normal pensar que os dinossauros pertencem aos museus, mas o mundo está cheio de fósseis. Alguns são muito raros, alguns são extremamente comuns”, disse Cableri.
O mesmo acontece com meteoritos e fatos espaciais. “A parte mais difícil é sempre chegar à fonte”, realçou o italiano.
Os seus clientes mais frequentes são “colecionadores ecléticos”, que procuram uma cabeça de dinossauro ou um fato do Batman para o seu escritório. “Normalmente são empresários de muito sucesso, mas também nomes importantes da moda e do cinema”, acrescentou.
“O preço varia de milhares de euros até vários milhões. Se você quiser um fragmento de um meteorito marciano, gastará cerca de 1.000 euros por grama”, explica Cableri.