Demorou, mas está confirmado: Santos Silva presidente da Assembleia da República

António Cotrim / Lusa

Augusto Santos Silva, novo presidente da Assembleia da República

Antigo ministro dos Negócios Estrangeiros era o único candidato. Atraso na contagem porque a lista de deputados não estava actualizada.

Augusto Santos Silva foi eleito o novo presidente da Assembleia da República, no primeiro dia da nova legislatura no Parlamento.

O sucessor de Eduardo Ferro Rodrigues era o único candidato ao cargo e conseguiu 156 votos a favor, 63 brancos e 11 nulos.

Santos Silva, antigo ministro dos Negócios Estrangeiros assegurou no seu discurso que vai apresentar uma presidência “imparcial, contida e aglutinadora”.

Augusto Santos Silva criticou os nacionalismos, logo nas suas primeiras palavras: “O patriota, porque ama a sua pátria, enaltece o amor dos outros pelas pátrias respectivas e percebe que é na pluralidade das pátrias que emerge a sua. O nacionalista odeia as pátrias dos outros, quer fechar a sua, promete ostracismo” – ideias que originaram aplausos de alguns deputados do Partido Social Democrata e do Iniciativa Liberal.

“O único discurso sem lugar aqui será o discurso do ódio“, reforçou, enquanto deputados do PSD voltavam a aplaudir – e deputados do Chega abanavam negativamente a cabeça.

Esta confirmação demorou um pouco mais do que o previsto porque houve um problema verificado na fase final da votação: a lista de deputados não estava actualizada.

Os responsáveis da Assembleia da República tiveram que ver se não havia sobreposições de nomes.

Maria da Luz Rosinha (PS) e Duarte Pacheco (PSD) depois contaram os votos e confirmaram os números – menores do que os 178 votos a favor de Ferro Rodrigues, em 2019.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.