Zelenskyy: “Se diálogos com Putin falharem, vem aí a III Guerra Mundial”

9

(h) Ukrainian Presidential Press Service

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy

Há dois anos que o presidente da Ucrânia está preparado para negociar com o presidente da Rússia. Só essas negociações poderão encerrar a guerra.

Volodymyr Zelenskyy voltou a dizer que está pronto para conversar com Vladimir Putin, para tentar acabar com a guerra na Ucrânia: “Estou preparado para negociar com ele. Estou preparado há dois anos. Penso que sem essas negociações não podemos acabar com esta guerra”.

“Se temos apenas 1% de chance de acabar com esta guerra, penso que temos de a aproveitar. Temos de fazer isso. Em todo o caso, estamos diariamente a perder pessoas, pessoas inocentes”, lembrou o presidente da Ucrânia, em entrevista à CNN.

Zelenskyy acredita que os líderes deverão recorrer “a qualquer formato, a qualquer oportunidade”, para conseguirem falar e tentarem antecipar o final do conflito: “Se estas tentativas falharem, isso significará que estamos perante a Terceira Guerra Mundial”.

O presidente ucraniano considera que a Rússia chegou à Ucrânia para realizar um “extermínio”. O povo e o exército ucranianos demonstraram a sua “dignidade, ao serem capazes de desferir um golpe poderoso, de responder. Mas, infelizmente, a nossa dignidade não vai preservar vidas”, lamentou.

Volodymyr Zelenskyy tem prioridades para as negociações com vista à paz: fim da guerra, garantias de segurança, soberania, restauro da integridade territorial, verdadeiras garantias para a Ucrânia país e protecção efectiva para a Ucrânia.

A Rússia exige dois reconhecimentos que o chefe de Estado ucraniano não aceita: a independência das Repúblicas Populares de Donetsk e Lugansk e a soberania da Rússia sobre a Crimeia: “Há compromissos que não podemos fazer enquanto estado independente. Os ucranianos falaram, não receberam os soldados russos com flores, mas sim com coragem e armas nas mãos”.

Se a Ucrânia estivesse ligada à NATO, a guerra nem teria começado, de acordo com o seu líder: “Se os membros da NATO estão preparados para nos ver na Aliança, então que o façam imediatamente pois há pessoas a morrer diariamente. Mas se não estão preparados para preservar as vidas do nosso povo, se nos querem ver entre dois mundos, não nos podem pôr nesta posição, não nos podem forçar a estar neste limbo”.

Na semana passada, Zelenskyy admitiu que a Ucrânia não será membro da NATO em breve.

Volodymyr Zelenskyy confessou ainda que, a nível familiar, não há dúvidas: os seus dois filhos sabem que está a decorrer uma guerra. “Não sei se isso (eles saberem) é bom ou mau. Não lhes expliquei o que está acontecer. Eles é que me disseram que há uma guerra a decorrer na Ucrânia. Nos dois primeiros dias, não conversámos sobre isso. Eles não fizeram perguntas. Eles próprios estavam a pensar no assunto”.

“Felizmente, não temos de lhes explicar, eles têm acesso a vídeos e a notícias. Eu faço com que eles tenham acesso aos vídeos. Acho que as minhas crianças não devem ser proibidas de ver qualquer tipo de vídeo do que a Rússia fez. O meu filho tem que estar ciente disso porque, enquanto o meu filho estiver vivo, há algum membro do exército ucraniano que está a morrer por ele.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

9 Comments

  1. A rússia não quer diálogos com ninguém. O putin só quer conquistar territórios para ele. Já o fez com a Georgia, já o fez com Chechénia, depois a crimeia, o donbass. Ele quer lá saber de diálogos, senão já o tinha feito antes de iniciar a guerra.

  2. Bem… se a Polónia equacionar e enviar mesmo soldados para Ucrânia (como chegaram a afirmar) então teremos mesmo uma terceira guerra mundial. Estamos numa fase em que havendo bom senso pode haver um qualquer acordo para breve. Se não houver moderação e ponderação, poderemos efetivamente ver isto tudo a ganhar outras proporções.

  3. Pois eu acho que este “joguinho” em breve, acaba, com ou sem terceira guerra mundial, eu diria mais, com a fim da humanidade porque guerras não faltam por aí, enquanto todos estão “distraídos com esta”…

    Putin é de quem lá o colocou, e gosta dele, ambos os países tem a mesma raça, o mesmo carisma, a mesma raiva, a mesma cultura, são iguais em tudo, até no orgulho…

    Enfim, falta juntar a toda esta tempestade, os ovnis que sobrevoam a Ucrânia (www.revelationhumana.org) , para ficar a tempestade perfeita …

    Até lá, temos que continuar a viver, uns melhor, outros piores, uns com mais condições de refugiados que mais parecem convidados , outros apenas com direitos a pagar impostos … C’ est la vie …Next

  4. Bem………..Este “Nero” dos Tempos modernos , merece um Fin digno do “Nero” da Roma Antiga , e a sua Corte enviada de Ferias para um Gulag Siberiano , loucos deste tipo em nada enaltecem a Rússia e o seu Povo condenado ao silencio . Mais não digo !

  5. Ainda há muito boa gente que vai atrás de ideias concebidas emocionalmente sem qualquer avaliação histórica das origens desta malfadada guerra, mas há uma pergunta que deve ser colocada: quem deixou de cumprir os acordos de Minsk e quem levianamente pretendeu fazer parte da NATO depois desses acordos?
    Outra pergunta: Por que razão os Estados Unidos e o seu braço armado a NATO incentivaram a entrada da Ucrânia nesta organização militar, sabendo que ao fazê-lo iriam provocar uma reacção russa, já cercada nas suas fronteiras por países onde foram instalados sistemas de armas sofisticadas? Outra pergunta, esta como exemplo: como reagiram os Estados Unidos, quando souberam que estavam a ser instalados em Cuba mísseis de médio alcance?

    • A pergunta que é realmente importante: o que tem isso a ver com a invasão russa à Ucrânia quando, segundo o Kremlin, é para “desnazificar” a Ucrânia??

      Não preciso grande avaliação para se ver que a Russia está a destruir a Ucrânia e matar inocente (que NADA fizeram contra a Rússia!) só porque o Putin acha que os países vizinhos são o seu “quintal”!

      Agora voltando a questões “secundarias”, e já que a Ucrânia NUNCA este perto sequer de entrar na NATO, que acordos não foram cumpridos e por quem?
      A Rússia, cumpriu os acordos?
      A Russia, uma ditadura sanguinária com o maior arsenal nuclear do mundo, tem medo de quem?
      O maior inimigo da Russia é ao gangue do Putin e isso nota-se bem quando se observa a qualidade de vida dos russos vs qualidade de vida do Putin e dos seus oligarcas – que são dos mais ricos do mundo…

    • Só mesmo alguem com problemas mentais pode estar na Russia e olhar para o mapa e dizer que está cercada, estão cercados de que ?
      De países que têm investido milhões na economia Russa ?
      De países que apesar de serem invadidos estão na mesa das negociações a tentar resolver os conflitos diplomaticamente?
      Está Cercada de países que deixam a Russia passar os seus Gasodutos e Oleodutos pelo seu território a troco de alguns tostões ?
      Está cercada de Gente amiga de Família e mesmo de alguns países com uma grande paciência para aturar o Ditadorzeco ???
      Imaginem se fossem mesmo inimigos, se estivessem prontos para fazer uma limpeza étnica e militar á Rússia, imaginem se estivessem todos a conspirar para acabar de vez com o despotismo do legado Russo dos últimos 300 anos!

  6. ‘UKRANIA, LIVRE – Apesar do sacrifício de vidas humanas, que é inevitável numa guerra, é preciso lutar para se conseguir o objetivo – a vitória O ASSASSINO está nos seus últimos e definitivos momentos de crueldades, e , é preciso um pouco mais de tem po No ….passado tivemos invasores impetuosos – Napoleão Bonaparte pôs russos a correrem pelas “portas dos fundos” em Moscou , mas terminou seus dias preso na Ilha de Santa Helena , no Atlântico. sozinho e abandonado; Adolf Hitler, o cruel genocida, morreu envenenado ( supõe-se ) , deixando a Alemanha toda destroçada, arrasada, faminta, pedindo esmola aos vencedores: americanos e ingleses; sem falar dos tiranos russos, que o omitir os nomes é o melhor que se faz. A HUNGRIA deve lembrar-se de 1956 A PRIMAVERA DE PRAGA.- CHECOSLOVÁQUIA; os polacos com o LECH WALESSA – o SOLIDARIEDADE saíram do sufoco da época – LADISLAU GOMULKA, um bajulador como Alecsandr Lukashenko , era o “testa de ferro” dos russos, nada impediu da POLONIA hoje ser um País livre e soberano e como os citados anteriormente, fazem parte da UNIÃO EUROPEIA E porque não a UKRANIA, a gloriosa UKRANIA LIVRE ? !!!! ´É o que pensa, joaoluizgondimaguiargondim – jlg21.com@gmailcom

  7. CUBA LIBRE – Continua desde 1959 , “livre” e aliada dos russos Atrasada no tempo e no espaço. Os cubanos mais felizes arriscaram sua vidas, atravessando o Mar do Caribe em direção ao Estado da l´lórida – ESADOS UNIDOS. Da Ilha de Cuba, só prosperou as plantações de cana de açúcar., nem o Fidel se encontra para servir de cicerone. Visitem CUBA LIBRE !!!! E o que diz joaoluizgondimaguiargondim – [email protected]

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.