No Reddit, há uma simulação do Parlamento britânico, em que os internautas juntam-se a um partido e debatem leis e reformas como na vida real.
Os deputados da Câmara dos Comuns reúnem-se para debater os temas em agenda. O conflito Rússia-Ucrânia, os refugiados e a ajuda internacional ao Tonga são temas em discussão em mais uma quinta-feira como outras. Isto poderia estar a decorrer em Westminster, mas não: estamos no Reddit.
A Model House of Commons (MHoC) foi criada a 28 de maio de 2014 e foi a primeira simulação de Parlamento alguma vez feita na internet. Ao contrário da realidade, os Tories não estão no poder na MHoC. A comunidade conta com mais de 4.300 membros.
O primeiro passo é juntar-se a um partido. Atualmente, há cinco partidos no MHoC: Solidarity, Labour, Liberal Democrats, Coalition! e Conservatives.
Um novo membro é livre de se juntar ao partido que quiser, bastando comunicar a intenção ao líder partidário. Depois, basta aderir ao canal de Discord, uma rede social de mensagens instantâneas, onde se juntará aos restantes membros do partido.
Não existe apenas a Câmara dos Comuns. Há também uma simulação da Câmara dos Lordes, assembleias descentralizadas, jornalistas e um bar, onde os membros podem “beber” e socializar. No total, são 150 deputados, partidos políticos, oradores, vice-presidentes, ministros, ministros-sombra e muito mais, conta a VICE.
As leis e reformas debatidas poderiam muito bem estar a ser discutidas na verdadeira Câmara dos Comuns. É tudo fingir, mas não se brinca — embora os nomes de utilizadores possam tirar um pouco da seriedade da coisa.
O atual primeiro-ministro é KarlYonedaStan e o seu líder da Câmara é Muffin5136. À frente dos Liberais Democratas está o seu porta-voz dos Negócios Estrangeiros, Potatoheadz35.
“Consegue ser surpreendentemente dramático, e imita muito bem a intriga da política real – votos apertados, reviravoltas, negociações privadas”, diz Nuke, o ex-vice-presidente que se tornou o principal moderador do canal. “Lembro-me vividamente de fazer trabalhos da universidade numa aba e negociar acordos de coligação noutra”.
Neste Parlamento paralelo há também eleições. Cada campanha eleitoral culmina numa transmissão ao vivo no YouTube, que se assemelha à noites dos canais televisivos.
“Eu não tenho sido alguém para entrar na constante oposição durante o meu tempo no MHoC e trabalhei com governos — ou oposição, nos casos em que o meu partido esteve no Governo — para trabalhar em leis; essa capacidade de trabalhar em conjunto e obter feedback na elaboração de leis é definitivamente uma das principais coisas que acho divertidas”, disse CountBrandenburg, jovem de 21 anos que é o atual vice-primeiro ministro da Escócia.