Desempregados inscritos no IEFP aumentam pela primeira vez em nove meses

1

Paulo Novais / Lusa

Ministério da Segurança Social desvalorizou os números, referindo que a subida em dezembro é uma tendência que se regista todos os anos, desde 2008.

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego aumentou 0,6% em dezembro, face a novembro, interrompendo um ciclo de oito meses consecutivos de descidas, informou hoje o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). Em números concretos, existem em Portugal 347.959 desempregados, mais 2.075 do que no mês anterior. Ainda assim, regista-se uma descida de 13,2% em relação ao período homólogo, um valor mais elevado do que se tivermos em consideração os meses de novembro.

Numa avaliação regional, no último mês do ano, e novamente em termos homólogos, o desemprego diminuiu em todas as regiões, especialmente no Algarve (menos 21,5%) e na Madeira (28%). Ainda segundo os dados divulgados pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), no fim de dezembro estavam registados nos Serviços de Emprego do Continente e Regiões Autónomas 347.959 desempregados, mais 6% do que em novembro (+2.075 pessoas) e menos 13,5% que em dezembro de 2020 (-54.295 pessoas).

No que respeita à área económica de origem do desempregado, dos 297.22o desempregados que estavam inscritos no continente, 73,1% tinham trabalhado no setor dos serviços, com especial destaque para as atividades imobiliárias, administrativas e dos serviços de apoio (30,5% do total). Já 19,5% provinha do setor secundário, nomeadamente a construção e o setor agrícola.

De acordo com o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, “é habitual existir um aumento do desemprego registado entre novembro e dezembro – desde 2008, isso ocorreu em 10 anos num total de 14”.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.