Um adolescente indiano de uma casta baixa foi queimado vivo na quarta-feira, em Bihar, no leste da Índia, por deixar fugir uma cabra para os campos de um agricultor, anunciou hoje a polícia local.
As autoridades detiveram o agricultor suspeito do ataque ao jovem de 15 anos, da casta de Mahadalit, a mais baixa no sistema de estratificação tradicional da sociedade indiana.
O rapaz, Sai Ram, foi atacado na noite de quarta-feira numa vila em Rohtas, no estado de Bihar, um dos mais populosos e pobres da Índia.
“Sai foi espancado pelo acusado e, mais tarde, imolado pelo fogo. Foi declarado morto já num hospital local”, disse Chandan Kushwaha, superintendente da polícia de Rohtas.
Kushwaha acrescentou que a polícia abriu um processo por homicídio contra o agricultor, detido hoje, depois de a família do rapaz se ter dirigido à polícia, exigindo uma intervenção das autoridades.
Mais de 138 milhões de indianos fazem parte das castas mais baixas, conhecidas como Dalits ou “os oprimidos“.
Em Bihar, os Mahadalits foram classificados pelo governo como os mais pobres de entre as castas mais baixas.
Membros do Partido Comunista da Índia, na oposição, protestaram contra o ataque bloqueando estradas, reportou a agência de notícias indiana Press Trust of India (PTI).
O ministro-chefe do governo estadual, Jitan Ram Manjhi, que é também um Mahadalit, prometeu rapidez na ação das autoridades judiciais e assegurou compensações para a família do adolescente, segundo a PTI.
/Lusa
Noticia muito triste