/

Manuel Pinho detido. Advogado fala em “abuso de poder” de Carlos Alexandre

19

Tiago Petinga / Lusa

O ex-ministro da Economia, Manuel Pinho

O antigo ministro da Economia Manuel Pinho foi detido, nesta terça-feira de manhã, depois de comparecer no Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP), em Lisboa, para interrogatório.

Manuel Pinho devia ter sido ouvido no DCIAP no seguimento de novos factos que surgiram durante a investigação do Ministério Público (MP) nos casos que envolvem a EDP e o Grupo Espírito Santo (GES).

Mas o ex-ministro não terá chegado a prestar declarações e terá sido detido.

Foi também emitido um mandado de detenção em nome da mulher do ex-ministro, Alexandra Pinho.

O advogado do ex-governante, Ricardo Sá Fernandes, já disse aos jornalistas que não sabe “o que vai acontecer”, mas admite que Manuel Pinho pode ficar em prisão preventiva depois de ser ouvido pelo juiz de instrução criminal, Carlos Alexandre.

“Acho que isto aconteceu porque o MP entende que, mudando o juiz de instrução criminal, tem condições para aplicar uma medida de coacção que o outro juiz não teria”, referiu Ricardo Sá Fernandes aos jornalistas.

Note-se que o processo EDP passou das mãos de Ivo Rosa para as de Carlos Alexandre.

“A Justiça não pode funcionar assim. Isto é uma situação de um grave abuso de poder. O Ministério Público não pode escolher os juízes que acha que lhe servem melhor os seus propósitos”, lamentou também Sá Fernandes aos jornalistas.

“Já vi muita coisa na vida forense em Portugal, e esta é uma daquelas que eu achava que não iria ver”, sublinhou ainda o advogado.

Sá Fernandes vincou também que o processo “está em investigação há 10 anos” e que “os factos passaram-se há 15 e há 20 anos”, notando que Manuel Pinho “compareceu sempre e nunca fugiu às suas responsabilidades”. Assim, conclui que esta detenção não faz sentido.

Em Novembro do ano passado, foi noticiado o aparecimento de 622 novos indícios contra Manuel Pinho, mas não se sabe se a detenção estará relacionada com esse dado.

O ex-ministro está indiciado por crimes de fraude fiscal e branqueamento de capitais.

ZAP //

19 Comments

  1. Quando sabemos o que se passou no apagão na Finanças de 10 000 milhões de Euros no tempo do Sr. Paulo Nuncio
    Era uma publicação obrigatória por despacho de Sergio Vasques (ultimo governo de Socrates)
    Porque terá surgido o apagão no tempo de Passos Coelho?

    • Provavelmente porque quem autorizou a entrada do dinheiro em causa (da família do Maduro) no BES, assim o contratualizou. E se bem me lembro… foi no reinado do 44 que o dinheiro do Maduro entrou no BES.
      Um conselho: não fale do que não sabe.

  2. Sera que o advogado conhece todos os “622 novos indícios contra Manuel Pinho”?
    Sera que podemos confiar mais nos ladroes e seus advogados do que no MP ?
    “O Ministério Público não pode escolher os juízes que acha que lhe servem melhor os seus propósitos”
    Mas o advogado pode insurgir-se contra o MP porque este nao lhe serviu os propositos de continuar com o anterior juiz…!
    Juiz esse que como todos sabemos reverteu decisoes do Super Juiz Carlos Alexandre no caso marques.
    O que tera a dizer sobre isso o advogado “da tutela”?

    • Tendo em consideração a morosidade da justiça penso que seria proveitoso deter já o ministro Pedro Nuno Santos, o secretário de estado João Galamba e também o primeiro ministro António Costa. Pelo menos haveria alguma segurança relativamente à prescrição das futuras condenações por ilícitos criminais. Assim sim, a justiça ganharia alguma credibilidade

  3. Os ladrões é que se sentem ofendidos? Ao que chegamos :/ …

    Mas, também me pergunto, porque será que tudo está a acontecer antes de eleições?…

    Espero que não seja mais uma manobra de distracção, como tantas outras a que assistimos…

    Já ninguém aguenta tanto “ilustre” corrupto, disfarçado de empresário, que disso nada têm…

    Enfim, mundo sem emenda …

  4. começamos a ver os que se consideravam acima da lei a serem tratados como sempre deviam ter sido. Como diria o inefável cabrita “é o Direito a funcionar”. Até que enfim!

    • Só falta ver se a justiça continua ou se é só mais um caso para prescrever, como os que soubemos hoje acerca das PPPs do tempo do Sócrates….

  5. Todos aqueles que vão para o JUIZ IVO ROSA são Soltos mesmo sabendo que são crimnosos e Burlões, já se viu que o JUIZ IVO ROSA Prende Inocentes e solta Criminosos, todos que calham ao JUIZ Carlos Alexandre é feita Justiça ou seja o JUIZ IVO ROSA devia ser investigado pelo JUIZ Carlos Alexandre e seria Logo preso..

  6. Não dá para entender num país que não precisa de mais medidas anti corrupção visto possuir uma classe politica e não só do mais honesto e sincero que existe no mundo, porque motivo continuam a perseguir pessoas inocentes.

  7. Mais crédito ganharia a justiça se começasse a investigar e prender os actuais ministros do que a remexer em trpaças e roubos ocorridos há mais de 15 anos. Matéria prima não falta a começar nos Galambas, Nunos Santos e quiçá, mesmos os Costas.

    • Bem… fiquei a saber que o amigo não compreende aquilo que lê. Olhe leia lá o comentário que escrevi e veja se desta consegue percebe o motivo.

  8. Não sei quem não compreende Mas não faço juízos de valor das pessoas que estão a comentar.
    Responda à minha questão. Quando se sabe as causas do apagão das Finanças no “consulado” do Passos?

    • O amigo é ainda pior do que eu pensava. O dinheiro em causa era da família do Maduro e foi-lhe prometido, pelo governo do 44, que se injetasse o dinheiro no BES (que bem precisava dele) depois poderia tirá-lo sem qualquer problema. E o governo seguinte honrou o compromisso.
      Não me parece muito difícil de perceber. Por esse mesmo motivo é que nem PS nem PSD falam no assunto. Fala apenas o amigo porque seguramente não é ninguém no PS. Pergunte acima e alguém lhe explica a história.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.