Entre professoras e uma personal trainer, Braga é o concelho do país com mais candidatas mulheres

Joseolgon / Wikimedia

Câmara Municipal de Braga

Cerca de 63% dos 308 concelhos de Portugal têm, pelo menos, uma mulher candidata à presidência de uma Câmara Municipal. A liderar surge Braga com cinco candidatas mulheres às eleições autárquicas de domingo.

Há 194 concelhos com candidatas como cabeças de lista, o que representa 62,9% dos 308 municípios do país. São 114 os concelhos sem qualquer mulher candidata à presidência das autarquias.

O concelho com mais mulheres candidatas à presidência de Câmara é Braga, com cinco.

Alexandra Vieira é professora de História e dirigente do Sindicato dos Professores do Norte e concorre pelo Bloco de Esquerda.

Bárbara Barros, assessora de comunicação e dirigente do Movimento Democrático de Mulheres, é a candidata da CDU.

Pelo Iniciativa Liberal concorre Olga Baptista que é farmacêutica e consultora de uma empresa de desenvolvimento tecnológico, na área da saúde, da Universidade do Minho.

Teresa Mota é a candidata do Livre, sendo outra ex-professora que, actualmente, é sócia de uma empresa de serviços geológicos e investigadora na área da História das Ciências e da Tecnologia.

Finalmente, a personal trainer Eugénia Santos concorre à Câmara pelo Chega depois de ter sido ex-miss ‘bodyfitness’ e ex-professora de Português e Latim.

Os outros candidatos à presidência da Câmara de Braga são o actual presidente, Ricardo Rio que se recandidata pela coligação Juntos Por Braga, com o PSD e o Aliança, Hugo Pires (PS) e Rafael Pinto (PAN).

Na lista das Câmaras com mais mulheres que concorrem à liderança surgem também Lisboa e Santa Maria da Feira, com quatro candidatas cada.

Há ainda 14 municípios com três mulheres na liderança das listas: Almada, Cantanhede, Marco de Canaveses, Amadora, Figueira de Castelo Rodrigo, Miranda do Douro, Arouca, Mafra, Ponta do Sol, Póvoa de Varzim, Ribeira Grande, Santana, Viana do Castelo e Vila Verde.

Do total de 1.541 candidaturas à liderança das autarquias, 287 são encabeçadas por mulheres, ou seja, 18,6%.

Analisando apenas os movimentos independentes, 10 mulheres lideram as listas num total de 83 candidaturas.

Em 2017, foram eleitas 32 mulheres como presidentes de Câmara, pouco mais de 10% do total de líderes de executivos municipais escolhidos em Outubro desse ano.

Nos distritos de Faro, Porto e Santarém foram escolhidas para presidentes de Câmara quatro mulheres em cada, enquanto em Beja, Braga, Castelo Branco, Guarda, Viana do Castelo, Viseu e Vila Real não houve qualquer vitória feminina.

As eleições autárquicas realizam-se no próximo domingo, 26 de Setembro, estando inscritos para votar 9.323.688 cidadãos.

Cada eleitor recebe três boletins de voto, um dos quais para eleger o executivo de cada uma das Câmaras Municipais, outro para cada Assembleia Municipal e um terceiro para a eleição das Assembleias de Freguesia.

Em Portugal, há 308 municípios (278 no continente, 19 nos Açores e 11 na Madeira) e 3.092 freguesias (2.882 no continente, 156 nos Açores e 54 na Madeira).

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.