Uma empresa de canoagem, sediada no Canadá, está debaixo de fogo depois de ter colocado anúncios de emprego destinados, exclusivamente, a pessoas não vacinadas contra a covid-19.
“Por favor, NÃO se candidate se tiver tomado quaisquer vacinas contra a covid-19”, lia-se no anúncio de emprego da Souris River Canoes. “Só iremos considerar indivíduos não vacinados.”
Segundo o The Independent, os proprietários da empresa canadiana estavam à procura de candidatos para dois cargos a tempo inteiro e um a tempo parcial, com uma duração de seis meses e potencial para serem renovados.
Os anúncios provocaram uma reação negativa por parte dos clientes nas redes sociais. “Exigir que o pessoal não seja vacinado contra a covid-19 como condição de emprego é, simultaneamente, irresponsável e imprudente nesta fase da pandemia”, escreveu Rob Prdn, no Facebook.
No Reddit, foi divulgado um e-mail dos proprietários Keith e Arlene Robinson, no qual defendiam ser “contra a intimidação governamental e empresarial do direito das pessoas à liberdade sanitária, usando mandatos e passaportes de vacinas”.
“Têm direito às vossas atitudes e opiniões de julgamento, tal como nós temos o direito de tomar as nossas próprias decisões de contratação de negócios”, acrescentaram.
Estes anúncios surgiram numa altura em que muitos empregadores, das mais variadas indústrias do Canadá, estão a pedir aos funcionários para se vacinarem. Caso contrário, terão de procurar outro emprego.