Para este fim-de-semana, há 86 mil jovens entre os 12 e os 17 anos com vacinação agendada contra a covid-19, informou a task force responsável pelo plano de vacinação.
Segundo o semanário Expresso, estão agendados mais 86 mil jovens entre os 12 e os 17 anos para a primeira toma da vacina este fim-de-semana, a juntar-se aos 150 mil que foram vacinados no fim-de-semana passado.
Em declarações ao mesmo jornal, o vice-almirante Henrique Gouveia e Melo, coordenador da task force responsável pelo plano de vacinação, tem expectativa de que os agendamentos destes dois dias e a modalidade “Casa Aberta” para quem tem mais de 12 anos permitam chegar aos 180 mil jovens deste grupo etário que ainda não foram vacinados.
Esta quinta-feira, a modalidade “Casa Aberta” passou a estar disponível em qualquer centro de vacinação de Portugal continental, bastando para isso que os cidadãos obtenham uma senha digital para o efeito.
Além desta novidade, passa também a ser possível escolher o centro de vacinação para a toma da segunda dose, mas essa opção tem de ser feita logo no dia em que receber a primeira dose da vacina.
Até agora, a vacinação sem marcação só era possível no centro de vacinação do concelho de residência e a toma da segunda dose teria de ser no mesmo centro em que tivesse sido administrada a primeira.
Os dados nacionais mais recentes indicam que Portugal tem já 72% da população com a vacinação completa e 82% com pelo menos uma dose de vacina, sendo um dos países do mundo com uma das maiores taxas de vacinação.