Os suecos foram este domingo às urnas e deram a vitória à coligação social-democrata, na oposição. O primeiro-ministro, Fredrik Reinfeldt, assumiu a sua derrota nas eleições legislativas e anunciou que se vai demitir esta segunda-feira.
“O povo sueco tomou a sua decisão. Em consequência, apresentarei esta segunda-feira a minha demissão”, declarou Reinfeldt aos apoiantes, em Estocolmo.
Fredrik Reinfeldt liderava desde 2003 o Partido da Coligação Moderada, de centro-direita, do qual também se vai demitir.
“Espero que a viagem continue, mas será sem mim. Na primavera, vou deixar a presidência do partido”, anunciou o até agora primeiro ministro sueco, que venceu as eleições legislativas em 2006 e 2010.
A Socialdemokraterna, coligação do Partido Social-democrata Sueco com o Partido de Esquerda e Os Verdes, ganhou as eleições sem maioria absoluta. O próximo primeiro-ministro deverá ser Stefan Löfven, líder do partido.
O partido dos Democratas da Suécia, de extrema-direita, foi o terceiro mais votado.
Os resultados das eleições poderão levar a Suécia a um impasse, uma vez que nenhuma das coligações consegue isoladamente formar maioria e nenhuma considera estabelecer um acordo de governo com o partido de extrema-direita.
ZAP / Lusa