Oposição social-democrata ganha as eleições na Suécia

alliansen / Flickr

O primeiro ministro da Suécia, Fredrik Reinfeldt

O primeiro ministro da Suécia, Fredrik Reinfeldt

Os suecos foram este domingo às urnas e deram a vitória à coligação social-democrata, na oposição. O primeiro-ministro, Fredrik Reinfeldt, assumiu a sua derrota nas eleições legislativas e anunciou que se vai demitir esta segunda-feira.

“O povo sueco tomou a sua decisão. Em consequência, apresentarei esta segunda-feira a minha demissão”, declarou Reinfeldt aos apoiantes, em Estocolmo.

Fredrik Reinfeldt liderava desde 2003 o Partido da Coligação Moderada, de centro-direita, do qual também se vai demitir.

“Espero que a viagem continue, mas será sem mim. Na primavera, vou deixar a presidência do partido”, anunciou o até agora primeiro ministro sueco, que venceu as eleições legislativas em 2006 e 2010.

Socialdemokraterna / Flickr

Stefan Löfven, lider dos social-democratas suecos

Stefan Löfven, lider dos social-democratas suecos

A Socialdemokraterna, coligação do Partido Social-democrata Sueco com o Partido de Esquerda e Os Verdes, ganhou as eleições sem maioria absoluta. O próximo primeiro-ministro deverá ser Stefan Löfven, líder do partido.

O partido dos Democratas da Suécia, de extrema-direita, foi o terceiro mais votado.

Os resultados das eleições poderão levar a Suécia a um impasse, uma vez que nenhuma das coligações consegue isoladamente formar maioria e nenhuma considera estabelecer um acordo de governo com o partido de extrema-direita.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Richard Stallman, guru do software livre, demite-se do MIT após defender Jeffrey Epstein

Richard Stallman, programador, ativista e defensor do software livre, demitiu-se do cargo de professor convidado do laboratório de inteligência artificial do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos EUA. A demissão acontece depois de serem tornadas …

Depois de sobreviver ao cancro, Sarah cruzou o Canal da Mancha a nado 4 vezes sem parar

Uma mulher norte-americana tornou-se a primeira pessoa a cruzar a nado o Canal da Mancha, entre o Reino Unido e França, quatro vezes sem parar. E dedicou a vitória a todos que, como ela, são …

Ataque contra Arábia Saudita terá sido lançado de solo iraniano

A Arábia Saudita e investigadores norte-americanos consideram que existe uma “grande probabilidade” de o ataque deste fim de semana a duas petrolíferas do Aramco, em Abqaiq e Khurais, ter sido feito a partir de uma …

Cardeal George Pell apresenta recurso final contra condenação por pedofilia

O cardeal australiano George Pell, antigo responsável das finanças do Vaticano, apresentou um último recurso contra a sua condenação por pedofilia, no Supremo Tribunal da Austrália, anunciou esta terça-feira a instituição. Segundo a agência Lusa, em …

David descobriu o tratamento para a doença que quase o matou

David Fajgenbaum foi internado no Hospital da Universidade do Arkansas, nos Estados Unidos, depois do Natal de 2013, quando teve uma recaída de uma doença rara auto-imune que quase o matou. A sua condição era tão …

Líder da extrema-direita alemã abandona entrevista depois de ter sido comparado a Hitler

Björn Höcke, líder do partido de extrema-direita AfD no estado federado da Turíngia, abandonou uma televisiva após ter sido comparado a Adolf Hitler. O líder do partido de extrema-direita Alternativa para a Alemanha (AfD) no estado …

Sobe para sete o número de vítimas mortais do mau tempo em Espanha

O cadáver de um holandês de 66 anos que desapareceu no domingo durante as inundações no sudeste de Espanha foi encontrado esta terça-feira, o que eleva para sete o número de mortes devido ao mau …

Universidade de Coimbra elimina carne de vaca das cantinas

A Universidade de Coimbra (UC) vai eliminar o consumo de carne de vaca nas cantinas universitárias a partir de janeiro de 2020, anunciou esta terça-feira o reitor, Amílcar Falcão. Este será o primeiro passo para, até …

Ângelo Rodrigues já fez a primeira cirurgia de reconstrução da perna

O ator Ângelo Rodrigues está internado no Hospital Garcia de Orta devido a uma infeção provocada por uma bactéria. Realizou uma cirurgia de reconstrução de parte da perna esquerda e está "em plena recuperação". Ângelo Rodrigues …

Guaidó questiona novo diálogo com o regime e alerta que crise se intensificará

O presidente da Assembleia Nacional diz que “nunca houve diálogo” entre o Governo de Nicolás Maduro e a oposição porque ao regime “não lhe interessava solucionar”. O líder político opositor Juan Guaidó questionou esta segunda-feira …