Cientistas britânicos e franceses concluíram que, durante o sono, o cérebro humano é capaz não só de distinguir a voz, mas também de responder a perguntas e executar tarefas complexas.
O estudo, realizado por uma equipa de cientistas de Cambridge e de Paris, pretendia provar que uma pessoa que tenta adormecer num quarto escuro reage a palavras e sons familiares.
“Quando ouvimos o som do despertador ou quando alguém tenta acordar-nos de manhã chamando pelo nosso nome, acordamos imediatamente”, conta Sid Kouide, investigador da Ecole Normale Superieure, de Paris, à BBC.
“O nosso cérebro reage a acções externas durante o sono, e é capaz de realizar acções complexas, em particular se forem acções automatizadas”, acrescenta.
“Mostrámos que o cérebro adormecido poderá estar muito mais activo do que se suspeitava, diz Kouide.
Segundo o cientista, as pessoas, depois de adormecerem, são mesmo capazes de fazer operações matemáticas com números simples e recordar resultados.
Mas, depois de começar a fase activa do sono, o cérebro reage apenas a estímulos externos simples, como, por exemplo, a voz ou o som do despertador.
A próxima etapa deste estudo, que foi publicado na revista Current Biology, vai agora focar-se em descobrir como tirar partido desta capacidade adormecida.
AJB, ZAP