/

Há uma empresa a transformar as cinzas de entes queridos em diamantes

1

(dr) Eterneva

Diamantes feitos com cinzas da Eterneva.

Uma empresa norte-americana transforma cinzas de entes queridos — e animais de estimação — em diamantes, que podem ser colocados em anéis ou colares.

Lidar com a morte de um ente querido é sempre uma altura conturbada na vida de todos nós. A forma de honrar a memória dessa pessoa é tipicamente feita através de um funeral e da decoração da campa com flores. No entanto, há maneiras mais originais de fazê-lo.

A startup norte-americana Eterneva transforma as cinzas ou cabelo da pessoa num diamante, que pode ser usado, por exemplo, num anel ou num colar. Animais de estimação também podem ser imortalizados num diamante, usando o mesmo processo.

Embora possa parecer algo bizarro para muitos, a verdade é que a empresa tem tido relativo sucesso nos Estados Unidos. A Eterneva começou a ganhar popularidade quando foi ao programa televisivo “Shark Tank”, onde empresas procuram o investimento de magnatas em troca de uma percentagem do negócio.

Foi lá que a Eterneva conseguiu fechar negócio com Mark Cuban, empreendedor e dono da equipa de basquetebol Dallas Mavericks, com uma fortuna avaliada em 4,4 mil milhões de dólares pela revista Forbes.

Desde então, a empresa teve um crescimento de três dígitos nas vendas, sendo que, em 2020, mais do que dobrou as suas receitas. Esta semana, a startup conseguiu reunir 10 milhões de dólares numa ronda de financiamento, escreve a TechCrunch.

A história da origem da empresa é muito pessoal para a fundadora Adelle Archer. A sua amiga e mentora de negócios, Tracey Kaufman, foi diagnosticada com cancro de pâncreas e acabou por morrer aos 47 anos. Sem parentes próximos, Kaufman deixou as cinzas cremadas para a sua tia, para a sua melhor amiga e para Archer.

Sem saber o que fazer com elas, Archer começou a procurar alternativas online, mas apercebeu-se que todos os sites eram “sombrios e opressivos”.

Na altura, Archer estava a trabalhar numa startup de diamantes criados em laboratório. Enquanto falava com um dos cientistas, este disse-lhe: “Bem, sabe Adele, há carbono nas cinzas, então poderíamos tirar o carbono das cinzas da Tracey e fazer um diamante”. E assim nasceu a Eterneva.

Desde então, a empresa já criou cerca de 1.500 diamantes para mais de 1.000 clientes. O diamante pode ser incolor, mas também pode ter quase qualquer cor.

O preço inicial de um diamante Eterneva é de 2.999 dólares e aumenta de acordo com o tamanho e a cor. Animais de estimação representam cerca de 40% do negócio da Eterneva.

Daniel Costa, ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.