/

Pianista de aeroporto ganhou 60 mil dólares em gorjetas

(cv) Carlos Whittaker ( Instagram

O pianista Tonee “Valentine” Carter

Tonee “Valentine” Carter, que toca piano num aeroporto norte-americano, ganhou 60 mil dólares (cerca de 50.800 mil euros) depois de um estranho partilhar um vídeo seu a tocar.

Tonee “Valentine” Carter, de 66 anos, não é famoso, mas atua para uma audiência internacional quase todos os dias no Aeroporto Internacional de Atlanta Hartsfield-Jackson, nos Estados Unidos.

Na semana passada, Carlos Whittaker, um orador motivacional, estava no aeroporto para apanhar um voo de regresso a casa, no Tennessee, depois de uma palestra ter sido cancelada. E deparou-se com o pianista.

“Enquanto caminhava pelo corredor, ouvi alguém tocar piano, e tive de passar por lá”, disse Whittaker, de 46 anos, em declarações à CNN.

Durante uma hora e meia, Whittaker sentou-se no bar do piano a ouvir a música que parecia fluir sem esforço da ponta dos dedos de Carter.

O orador motivacional — que também é autor, podcaster e instagramer — gravou vídeos do músico e partilhou-os na sua conta de Instagram, que inclui mais de 200 mil seguidores.

Depois de ter trocado umas palavras com Carter, Whittaker decidiu desafiar os seus fãs  a juntar a maior gorjeta que o homem de 66 anos já havia recebido. “Em 30 minutos, tínhamos angariado 10 mil dólares”, contou.

Num vídeo partilhado naquela rede social, Whittaker filmou o momento em que contou a Carter que um grupo de pessoas que não o conheciam se reuniu para angariar milhares de dólares para si.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Carlos Whittaker (@loswhit)

“Eu fiquei espantado. Pensei que ele estava a brincar, não conseguia acreditar. Isso simplesmente não acontece”, disse Carter à CNN.

“Não sabia como me sentir. Este é o tipo de coisa que eu faço. Adoro dar, doar e ajudar pessoas, mas nunca esperei que alguém o fizesse por mim”, explicou.

Antes de Whittaker embarcar, disse aos seus seguidores, através do Instagram, que podiam continuar a dar gorjeta a Carter através de uma app bancária.

“Quando aterrei em Nashville, já eram 20 mil dólares. E quando o entrevistei para o meu podcast, nessa noite, já eram 44 mil dólares. A partir daí chegou aos 61 mil dólares“, contou o orador motivacional.

O homem mais feliz do mundo

Quando tinha seis anos, Carter foi a um concerto de Ray Charles com o seu pai — também ele um pianista — e, a partir daí, soube que “era isso que queria fazer”.

O músico, cujo nome artístico é Valentine, disse que a música o lembra que “a vida é boa”, independentemente do que se passa no mundo.

“Quando estou a tocar, sinto-me como o homem mais feliz do mundo“, acrescentou.

Mas Carter não tem tido uma vida fácil. Em 2008, enquanto trabalhava como pianista num cruzeiro marítimo, descobriu que os seus rins estavam a funcionar a apenas 10%— e o diagnóstico virou a sua vida de pernas para o ar.

Agora, o pianista tem de reservar as suas noites para o tratamento de diálise.

“Tenho de fazer o que tenho de fazer para viver”, disse, acrescentando, no entanto, que se sente feliz porque não tem nada mais grave. “Talvez não tenha rins a trabalhar, mas levanto-me e vou trabalhar todos os dias”, continuou.

“Sou a pessoa mais feliz que conheço”, atirou.

Para Carter, que adora trabalhar no aeroporto — “as pessoas que vão de férias ou em viagem de negócios ou que vão viajar com os seus entes queridos, estão felizes (…) e quando estão a ter um dia triste, vão passar por mim e as coisas vão ficar um pouco melhores” —, disse ainda que Whittaker é um “anjo”.

“Era um dia normal e este tipo aproxima-se, apresenta-se e diz que quer entrevistar-me para o seu podcast”, disse Carter.

Em poucas horas, milhares de pessoas em todo o mundo sabiam o nome de Carter.

“Fez-me chorar durante dias, não por causa do total, mas por causa das doações individuais”, disse Carter.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.