O Telescópio Hubble captou recentemente uma imagem do sistema Arp 195, composto por três galáxias.
O sistema Arp 195, composto por um trio de galáxias, localiza-se a uma distância de 763 milhões de anos-luz da Terra, na constelação de Lynx, e faz parte do Atlas de Galáxias Peculiares, uma coleção especial que cataloga galáxias incomuns desde 1966.
Na imagem, é possível observar uma espécie de “jogo de corda gravitacional” entre as galáxias em interação. Os cientistas apelidaram a fotografia de “discussão entre irmãos galácticos“.
O comunicado da NASA explica que o horário das observações do Hubble é calculado utilizando um algoritmo informático que permite à nave espacial recolher ocasionalmente instantâneos bónus de dados entre observações mais longas.
Esta imagem, por exemplo, é um desses instantâneos.
Além de fornecer aos cientistas imagens espetaculares, este tipo de observações extra ajudam a identificar alvos promissores para telescópios como o Telescópio Espacial NASA/ESA/CSA James Webb.
No dia 17 de julho, o Hubble recomeçou as suas observações científicas após a correção de uma anomalia. A falha no telescópio foi um grande mistério, a que a NASA pôs fim recentemente: depois de semanas a tentar descobrir a causa, os engenheiros perceberam que o problema não é o computador em si, mas sim um regulador de energia avariado.
E o que teriam eles a discutir! Bola, política? Possivelmente os mesmos males do que por cá!