Jogos Olímpicos: 4 modalidades estiveram em todas as edições

Curiosamente, em Tóquio também se vão estrear quatro modalidades (mais duas vertentes). Há desportos que só estiveram nos Jogos uma vez.

Os Jogos Olímpicos Tóquio 2020 já arrancaram oficialmente. Depois do início de algumas modalidades, na quarta-feira, esta sexta foi dia de cerimónia de abertura do maior evento desportivo do planeta.

O regresso à capital do Japão, depois da edição de 1964, vai contar com quatro modalidades estreantes: escalada, karaté, skate e surf. E, a horas do primeiro dia “em cheio” dos Jogos, mencionamos as quatro modalidades que se estrearam em 1896 e nunca saíram do programa olímpico: atletismo, esgrima, ginástica artística e natação.

Duas destas modalidades, atletismo e natação, são consideradas as modalidades «rainhas» – mas esgrima e ginástica também são históricas. Estas quatro modalidades são as únicas que marcaram presença em todas as 31 edições dos Jogos Olímpicos de Verão que já foram realizadas. Tóquio 2020 é a 32.ª edição.

Em Atenas, em 1896, o início dos Jogos Olímpicos contou também com ciclismo (estrada e pista), halterofilismo, luta greco-romana, ténis e tiro. Mas todas estas especialidades sofreram interrupções olímpicas – quase todas antes da I Guerra Mundial.

As interrupções mais curtas envolveram ciclismo de pista e luta greco-romana, que só falharam uma edição até agora; a paragem mais longa foi (de longe) a do ténis, que de 1928 até 1984 nunca esteve nos Jogos Olímpicos.

Diversas modalidades que terão competição em Tóquio falharam a primeira edição mas estrearam-se logo a seguir, em 1900: equitação, futebol, golfe, pólo aquático, remo, tiro com arco e vela; mas só o remo esteve sempre presente. O golfe, por exemplo, só esteve em três edições até agora: em 1900, em 1904 e em…2016.

Entre as modalidades coletivas, destacamos o andebol, que vai merecer atenção especial por parte dos portugueses: o andebol é recente no programa olímpico, já que só desde 1972 faz sempre parte do evento. Estreou-se ainda em 1936 mas nunca mais entrou no calendário até à década 1970. O ténis de mesa, que também contará com forte participação portuguesa, só se estreou em 1988.

Além de escalada, karaté, skate e surf, duas vertentes de modalidades já existentes estreiam-se em Tóquio 2020: basquetebol 3×3 e ciclismo BMX estilo livre.

Entretanto ficaram esquecidas modalidades que (algumas) só estiveram uma vez no evento mas integraram mesmo os Jogos Olímpicos, num passado já distante: críquete, cróquete, pelota basca, pólo, jogo de palma, lanchas a motor e aeronáuticos, entre outros.

Nuno Teixeira, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.