/

Vídeo mostra luzes misteriosas atrás da EEI. Pensavam que eram OVNIs, mas eram só pescadores

NASA

Não era um filme de ficção científica, mas parecia. As imagens captadas a partir da Estação Espacial Internacional (EEI) mostram um conjunto de cerca de 40 luzes brilhantes a voar “em bando”, separadas em três grupos. Muitos internautas suspeitaram de que seriam OVNIs, mas a realidade é menos entusiasmante.

Alguém me pode explicar o que acabei de ver no ISS YouTube live feed?”, perguntou o utilizador Tyrannosnorlax no Reddit, depois de ter visto um conjunto de misteriosas luzes a “voar” atrás da Estação Espacial Internacional (EEI).

A hipótese de serem OVNIs foi logo colocada em cima da mesa, mas não podia estar mais longe da verdade: as luzes são provenientes da atividade humana da Terra.

Segundo o Futurism, as luzes são, muito provavelmente, frotas de barcos de pesca de lulas que utilizam luzes artificiais muito brilhantes.

Para atrair Todarodes Pacificus – uma espécie mais conhecida por algo que se pode traduzir como “lula voadora japonesa” -, os pescadores equipam os barcos com lâmpadas de gás xenônio, que emitem uma luz branca suficientemente intensa para ser vista do Espaço.

A câmara que filmou este episódio estava apontada para a Terra, enquanto a estação espacial sobrevoava o lado noturno do planeta.

Em 2013, a NASA fez uma publicação na qual explicava a existência de uma iluminação muito parecida, numa fotografia de um astronauta que estava na EEI durante a Expedição 37. “Provavelmente, os pescadores estão a atrair Todarodes pacificus para a superfície, usando luzes brilhantes”, podia ler-se no relatório.

Liliana Malainho, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.