O vice-ministro da Defesa do Japão, Yasuhide Nakayama, defendeu que Taiwan deve ser protegido como um “país democrático”, declaração considerada “errónea e uma violação grave” por parte do Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês.
Segundo avançou agência Reuters, durante uma palestra no centro de estudos do Hudson Institute, na segunda-feira, Nakayama questionou se a decisão de vários países – incluindo os Estados Unidos (EUA) e o Japão – de seguir a política da China sobre Taiwan resistiria ao tempo, pedido ainda às democracias que resistam à crescente pressão chinesa.
“Temos que proteger Taiwan como um país democrático”, referiu, acrescentando: “O Japão e Taiwan são realmente próximos. Não somos amigos de Taiwan, somos irmãos”. Nakayama continuou, afirmando que sob a liderança do Presidente Xi Jinping a China criou um “pensamento agressivo”. “Temos que acordar”, frisou.
A China afirma que Taiwan é parte integrante do seu território e se opõe a qualquer governo que se refira à área como um país. “Deploramos os comentários erróneos do alto funcionário do governo japonês”, declarou o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da China, Wang Wenbin, num comunicado citado pela Reuters.
“Isso é altamente sinistro, perigoso e irresponsável. Este político chamou Taiwan abertamente de país, uma séria violação da declaração conjunta China-Japão”, sublinhou, apontando: “Instamos o governo japonês a fazer um esclarecimento e a garantir que isso não aconteça novamente”.
No início deste mês, a China também criticou o primeiro-ministro japonês, Yoshihide Suga, por este se ter referido a Taiwan como país durante uma reunião parlamentar.
“Os líderes japoneses referem-se constantemente a Taiwan como um “país” em várias ocasiões, violando gravemente os princípios estabelecidos (…) na Declaração Conjunta Sino-Japonesa e o seu compromisso solene” de não reconhecer “Taiwan como um país”, afirmou ainda Wenbin.
Está boa… os chinos agora já querem mandar no que os japoneses (ou outros) podem chamar país…
Mas a culpa não é só deles…