Tribunais franceses “contratam” cães para ajudar a aliviar stress das vítimas

Há dois anos, Lol tornou-se o primeiro cão da Europa a dar apoio a vítimas de crimes quando são sujeitas à pressão dos tribunais, e, muitas das vezes, têm de enfrentar os seus agressores.

A ideia de trazer a iniciativa para o tribunal francês surgiu do promotor Frédéric Almendros, que revelou à BBC que tinha ouvido falar de uma experiência semelhante nos Estados Unidos, mais propriamente na cidade de Seattle.

O trabalho requer cuidado, uma vez que a maior parte das vítimas foi alvo de abusos sexuais, e o primeiro cão escolhido foi Lol.

O Labrador foi treinado para manter a calma na presença de estranhos, incluindo crianças pequenas, e tem a capacidade de lidar com situações difíceis, como é o caso de interrogatórios, onde uma vítima de abusos pode ficar bastante nervosa na presença do seu agressor.

“A sua presença reconfortante ajuda as vítimas a abrirem-se sobre o que aconteceu”, referiu Almendros, que explica que, nos julgamentos, o cão fica “sentado ao lado das pessoas no tribunal, muitas vezes ajudando a lidar com o stress”.

Até agora, Lol esteve presente em 80 investigações criminais diferentes que englobam vítimas entre os 3 e os 90 anos.

Nos últimos dois anos, a experiência tem sido tão bem sucedida que outros tribunais de França foram buscar Lol para intervir nos seus julgamentos mais difíceis. Vários têm agora os seus próprios cães, incluindo as cidades de Nevers e Nîmes.

O Palácio da Justiça – um grande tribunal de Paris, e um dos mais movimentados de França – também já tem o seu próprio cão.

Para já, a presença dos caninos em tribunal ainda não está protegida por um estatuto legal, mas isso pode mudar em breve.

A deputada Huguette Tiegna, do partido La République en Marche, está a promover um projeto de lei no parlamento que daria aos animais reconhecimento judicial para ajudarem as vítimas.

“Se o projeto se tornar lei, também irá fornecer financiamento estadual do ministério da justiça para os cães – um passo crucial, já que treinar Lol para a sua função custou cerca de 17.000 euros”, referiu Tiegna à BBC.

Lol já é famoso fora das fronteiras francesas e foi levado ao Parlamento Europeu para participar num seminário sobre crime.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.