Tribunais franceses “contratam” cães para ajudar a aliviar stress das vítimas

Há dois anos, Lol tornou-se o primeiro cão da Europa a dar apoio a vítimas de crimes quando são sujeitas à pressão dos tribunais, e, muitas das vezes, têm de enfrentar os seus agressores.

A ideia de trazer a iniciativa para o tribunal francês surgiu do promotor Frédéric Almendros, que revelou à BBC que tinha ouvido falar de uma experiência semelhante nos Estados Unidos, mais propriamente na cidade de Seattle.

O trabalho requer cuidado, uma vez que a maior parte das vítimas foi alvo de abusos sexuais, e o primeiro cão escolhido foi Lol.

O Labrador foi treinado para manter a calma na presença de estranhos, incluindo crianças pequenas, e tem a capacidade de lidar com situações difíceis, como é o caso de interrogatórios, onde uma vítima de abusos pode ficar bastante nervosa na presença do seu agressor.

“A sua presença reconfortante ajuda as vítimas a abrirem-se sobre o que aconteceu”, referiu Almendros, que explica que, nos julgamentos, o cão fica “sentado ao lado das pessoas no tribunal, muitas vezes ajudando a lidar com o stress”.

Até agora, Lol esteve presente em 80 investigações criminais diferentes que englobam vítimas entre os 3 e os 90 anos.

Nos últimos dois anos, a experiência tem sido tão bem sucedida que outros tribunais de França foram buscar Lol para intervir nos seus julgamentos mais difíceis. Vários têm agora os seus próprios cães, incluindo as cidades de Nevers e Nîmes.

O Palácio da Justiça – um grande tribunal de Paris, e um dos mais movimentados de França – também já tem o seu próprio cão.

Para já, a presença dos caninos em tribunal ainda não está protegida por um estatuto legal, mas isso pode mudar em breve.

A deputada Huguette Tiegna, do partido La République en Marche, está a promover um projeto de lei no parlamento que daria aos animais reconhecimento judicial para ajudarem as vítimas.

“Se o projeto se tornar lei, também irá fornecer financiamento estadual do ministério da justiça para os cães – um passo crucial, já que treinar Lol para a sua função custou cerca de 17.000 euros”, referiu Tiegna à BBC.

Lol já é famoso fora das fronteiras francesas e foi levado ao Parlamento Europeu para participar num seminário sobre crime.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ensinar crianças a dizer palavrões? Uma cientista acha que é boa ideia

A auto-intitulada "cientista dos palavrões" acredita que ensinar as crianças a usá-los de forma eficiente ajuda os mais novos a perceber como este palavreado afecta outras pessoas. Já se sabia que dizer palavrões é um sinal …

Fósseis misteriosos podem ser uma das provas mais antigas de vida animal na Terra

Elizabeth Turner, cientista numa universidade do Canadá, poderá ter encontrado a prova mais antiga de vida animal na Terra. Uma cientista encontrou possíveis sinais de vida animal multicelular em restos de recifes microbianos de há 890 …

E se o mundo entrasse em colapso? Cientistas descobrem qual o país onde há maior probabilidade de sobreviver

Caso a civilização entre em colapso - uma possível consequência das alterações climáticas - os cientistas já descobriram qual o lugar do mundo onde há maior probabilidade de sobreviver: é na Nova Zelândia. Numa pesquisa, dois …

"Dança quem está na roda", responde Marcelo sobre ausência de Bolsonaro

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse este sábado que "dança quem está na roda" quando questionado pelos jornalistas sobre a ausência do homólogo brasileiro, Jair Bolsonaro, da cerimónia de reinauguração do Museu …

Todos os anos, esta cidade italiana entrega sal ao Papa em mãos

O Sal de Cervia, também conhecido como "sal do Papa", é-lhe entregue todos os anos em mãos. A tradição sofreu algumas interrupções até ter sido recuperada pelo Bispo Mario Marini, que serviu no Pontificado de …

A colisão secreta entre navios soviéticos e britânicos podia ter tido um desfecho drástico

Colisão aconteceu durante um dos períodos mais quentes da Guerra Fria e foi camuflado pela marinha britânica, que tratou de fazer regressar a sua embarcação à base de Devonport durante a noite para evitar dar …

Esta garrafa de tequila demorou seis anos para ser desenvolvida (e contém ouro)

A Clase Azul Spirits é uma empresa que comercializa tequila e está a preparar uma edição limitada para homenagear o legado artesanal do México - de onde a bebida é originária. A 2 de agosto, a …

Covid-19. Milhares de franceses protestam contra passe sanitário

Milhares de pessoas concentraram-se este sábado em Paris para protestar contra o passe sanitário — certificado de vacinação contra a covid-19 que passa a ser obrigatório para entrar em vários locais —, tendo a polícia …

"Toque de Midas" científico. Químicos transformam água purificada em metal dourado

Esta nova descoberta ajuda a entender o estado de transição da água e pode vir a ser importante no estudo de planetas como Neptuno ou Urano. Numa experiência alucinante, cientistas conseguiram transformar água purificada num metal …

Dispositivo movido a energia solar vai transformar água salgada em potável no Quénia

Transformar água do mar em água potável é um processo muito caro e poluente, mas o Climate Fund Manager e a Solar Water Solutions querem mudar isso. A nova solução revolucionária tem uma pegada de …