//

“A Mona Lisa de Hekking”. Cópia do quadro de Da Vinci vai a leilão por uma pequena fortuna

Christie's Images Ltd

Mona Lisa de Hekking.

A Mona Lisa de Hekking, provavelmente a cópia mais famosa da obra de Leonardo da Vinci vai a leilão por cerca de 200 mil a 300 mil euros.

A Mona Lisa, em exposição no Louvre, em Paris, foi copiada várias vezes. A mais famosa dessas cópias deve ser a Mona Lisa de Hekking, em homenagem ao seu antigo proprietário, o antiquário Raymond Hekking.

Está definido para ser colocada à venda na casa de leilões Christie’s em Paris e espera-se, numa estimativa conservadora, que seja vendida por cerca de 200 mil a 300 mil euros.

Esta estimativa provavelmente será ultrapassada. As vendas anteriores dessas cópias do século XVII da Mona Lisa chegaram a quase 1,5 milhões de dólares.

O 500.º aniversário da morte de Leonardo da Vinci foi celebrado em 2019 com várias exposições de prestígio, portanto, indiscutivelmente, o mercado de Leonardo estava em alta. No entanto, a Mona Lisa, seja como original ou através das suas numerosas cópias, significa dinheiro a qualquer momento.

Das muitas versões da obra, poucas cópias têm uma história mais fascinante do que a Mona Lisa de Hekking. Ela oferece uma visão brilhante sobre a mudança de atitudes ao longo dos séculos em relação ao valor percebido de originalidade versus imitação.

Nenhuma das obras de Leonardo é mais desejável do que a Mona Lisa, que se tornou o tema do mais infame dos roubos de arte do século XX. Em agosto de 1911, o funcionário do Louvre Vincenzo Perugia roubou a Mona Lisa. A pintura esteve desaparecida por dois anos antes da sua recuperação em Florença e o seu eventual retorno ao Louvre em 1913.

Em janeiro de 1963, a Mona Lisa viajou para os Estados Unidos e foi exibida com grande aclamação em Washington DC e Nova Iorque. A primeira-dama Jackie Kennedy tinha intermediado o negócio em 1961 e a atenção dos media sobre a Mona Lisa no período que antecedeu a sua turné pela América atingiu o seu auge.

Foi no meio disto que Raymond Hekking fez a sensacional afirmação de que a Mona Lisa que o Louvre estava a preparar-se para enviar à América não era a original — mas a dele era.

Hekking adquiriu a sua versão da Mona Lisa no final dos anos 1950 de um negociante de arte em Nice, França, por cerca de três libras. Ele argumentou que a cópia devolvida ao Louvre em 1913 era apenas mais uma cópia contemporânea da Mona Lisa.

Hekking revelou-se um comunicador genial e planeou uma campanha surpreendentemente proeminente para que a sua Mona Lisa fosse reconhecida como “a” Mona Lisa. Ele convidou a imprensa a examinar a sua cópia e até produziu um vídeo para apoiar a sua alegação.

As tentativas de Hekking de autenticar a sua versão como a Mona Lisa “real” desde então foram refutadas. A sua pintura foi conclusivamente datada do início do século XVII e atribuída a um anónimo “seguidor italiano de Leonardo”.

Tudo isto levanta a questão de onde reside o valor de uma imagem.

Para colecionadores durante o início do período moderno (1500-1800), o valor de um artefacto não estava necessariamente no facto de que o próprio artista fez a imagem. Em vez disso, eles valorizaram ter uma cópia de uma imagem icónica.

É importante lembrar que, historicamente, havia menos imagens e elas eram menos acessíveis. A propriedade até mesmo de uma cópia de uma imagem cobiçada significava status e privilégio e conferia elogios culturais significativos ao colecionador.

Muitos artefactos foram produzidos em oficinas com a ajuda de vários assistentes (ao contrário de um único artista), mas isso pouco importava.

Há muito mais na Mona Lisa de Hekking do que ser apenas mais uma cópia de Leonardo. A Mona Lisa de Hekking não é uma reprodução mecânica, mas uma cópia autêntica de uma imagem icónica do século XVII, e tem muita autoridade cultural e história próprias.

Se alguma vez existiu uma imagem que convida a debates sobre o valor das cópias e a reflexões sobre autenticidade, elas são encapsuladas pela Mona Lisa de Hekking. E isso, sem dúvida, refletir-se-á no preço que essa imagem vai ter no leilão.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.