//

Encontrada peça perdida do Shakespeare espanhol

Museo Lázaro Galdiano

Escritor espanhol Félix Lope de Vega y Carpio (1562-1635)

Yo he hecho lo que he podido, Fortuna lo que ha querido. Foi encontrada uma peça perdida de Félix Lope de Vega y Carpio, também conhecido como Shakespeare espanhol, na Biblioteca Nacional da Espanha.

Um estudo recente revelou que uma peça encontrada na Biblioteca Nacional da Espanha é uma obra de Lope de Vega, embora nem sequer constasse da lista de obras perdidas do autor.

A primeira edição de Yo he hecho lo que he podido, Fortuna lo que ha querido foi datada entre 1632 e 1634, ou seja, pouco antes da morte do dramaturgo, em 1635. Segundo o The Times, a cópia foi falsamente atribuída a Miguel Bermúdez, um ator e escritor do século XVII.

Os investigadores descobriram que as métricas incomuns dos versos eram idênticas às usadas por Lope de Vega nos seus últimos anos de vida. Além disso, a peça inclui versos de outras obras do autor espanhol.

Apelidado de “Shakespeare espanhol” e de “Fénix do Raciocínio”, Lope de Vega trocou farpas com Cervantes, que invejava o seu sucesso enquanto dramaturgo, e escreveu uma produção prodigiosa de cerca de 500 obras, 80 das quais consideradas obras-primas.

A descoberta de uma peça escrita pelo dramaturgo, mas publicada com outro nome, despertou a curiosidade dos estudiosos. Abraham Madroñal, professor de Espanhol na Universidade de Genebra, foi o responsável pela descoberta e revelou que a obra pode ter sido propositadamente mal atribuída por conter uma mensagem política desafiadora.

A obra defende Gonzalo Fernández de Córdoba, irmão do Duque de Sessa, patrono de Lope de Vega e bisneto do herói espanhol “El Gran Capitán”, famoso pela sua conquista da Granada moura e das vitórias na Itália.

Fernández de Córdoba foi julgado por Filipe IV pelos seus fracassos militares. Segundo Abraham Madroñal, o dramaturgo tinha a intenção de lembrar ao monarca a dívida da Espanha para com a sua família e obter o seu perdão.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.