/

Entre indiretas a Rui Moreira e farpas a Costa, Rio acusa PS de ter desistido de ganhar o Porto

2

ppdpsd / Flickr

O presidente do PSD, Rui Rio

O Presidente do PSD participou na apresentação da candidatura de Vladimiro Feliz, que considera “competente” e “trabalhador” à Câmara do Porto. Por outro lado, Rio usou a ocasião para acusar o PS de ir a jogo no Porto “com as reservas”.

Na apresentação da candidatura de Vladimiro Feliz à Câmara do Porto, Rui Rio afirmou que, nas autárquicas, o PSD tem responsabilidades acrescidas por o PS ter desistido de ir a votos para ganhar.

O líder do PSD sustentou que as autárquicas deste ano “são muito importantes” para o partido, que perde peso eleitoral nas eleições locais “desde 2009”, e disse que “o PSD tem de começar a ganhar forte”.

O social-democrata aproveitou o seu discurso para ”carregar” sobre Rui Moreira, ao advertir que o seu candidato nunca se aproveitou para fazer negócios em seu benefício enquanto vereador

Por outro lado, Rui Rio acusou o Partido Socialista de ter desistido de ir a jogo no Porto para ganhar. “Na prática, António Costa vai apoiar o atual presidente da Câmara do Porto”, afirmou Rio, convicto que o PS vai, por isso, fazer “figura de corpo presente”.

“Não vai a jogo para ganhar, mas para dificultar ao máximo a vitória do PSD”, repisou Rui Rio, que critica “a falta de frontalidade” do PS, por ir jogar “escondido” com uma equipa de reservas.

Já sobre o candidato laranja à autarquia, Rio garante que se trata de “uma escolha pessoal”, e que se deve ao facto de o seu antigo vereador conhecer bem a cidade onde nasceu, estudou, vive e trabalha, mas também devido às suas características pessoais, que fez questão de enumerar: competente, trabalhador, sério e leal.

“São características fundamentais para o nosso presidente da Câmara”, sublinhou Rui Rio, que anteriormente também já foi líder da autarquia portuense.

O opositor de Costa apontou a lealdade de Vladimiro Feliz como fundamental num município que preza os princípios “de Mui Nobre, Sempre Leal e Invicta Cidade”.

“Não atropela os outros para chegar onde quer, não esquece os outros quando lhe dá jeito”, frisou, numa indireta a Rui Moreira e ao “emaranhado de interesses dos pseudoindependentes que se candidatam à Câmara do Porto”.

“Não adianta ter €100 milhões à ordem nos cofres, a Câmara não é um banco, ou então que se baixe os impostos”, salientou o ex-presidente da Câmara do Porto, citado pelo Expresso, lembrando que, numa autarquia, o dinheiro serve para investir na qualidade de vida dos munícipes.

Sem o nomear, o caso Selminho acabou por estar presente na cerimónia de apresentação do candidato “do futuro, da digitalização e da sustentabilidade”, alertando Rui Rio que o candidato do PSD é “sério, não mente, fala verdade” e, como vereador, “nunca se aproveitou para fazer negócios em seu benefício pessoal ou da sua família”.

Já Vladimiro Feliz, cuja candidatura pelo PSD foi oficializada a 23 de março e na sexta-feira, no salão nobre da Alfândega do Porto, prometia apresentar linhas gerais do seu programa – como anunciava o convite de agenda -, fez um discurso com recados à liderança atual da autarquia.

A meio, ficaram as negociações com Lisboa em questões fundamentais para o Porto, como seja o dossier TAP ou o INFARMED. Ficar a meio é não se entregar por inteiro aos assuntos da cidade”, disse Vladimiro Feliz.

“Não queremos, só, uma cidade para inglês ver, queremos uma cidade para o portuense viver, estudar, trabalhar e investir”, acrescentou.

O candidato disse que o Porto “precisa de novas abordagens e novas disciplinas para pensar o desenvolvimento urbano de uma forma integrada, ecológica, inteligente e sustentável”, referindo que “o paradigma mudou e o Porto, tem por isso, de saber responder ao presente e preparar o futuro, potenciando o que existe, desenhando a cidade a partir das pessoas e para as pessoas”.

Ana Isabel Moura, ZAP // Lusa

2 Comments

  1. O PSD também parece ter desistido de “ganhar o Porto”…. com o Valdimiro a ser apoiado pelo “europarasita” Rangel (e o restante gangue do BigMac?), também não vai longe…

  2. Sim, porque o Vladimiro Feliz é um peso pesado e titularíssimo (como diria o Futre)! Foi teu vereador na Cãmara do Porto? Então é mesmo para não votar nele! Se formos a ver o que tu; Rio, fizeste ao meu querido Porto, nem quero imaginar o que esta “grande aposta” vai fazer…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.