/

Marinha dos EUA está a desenvolver drones para matar ovos em ninhos de pássaros selvagens

8

A Marinha norte-americana e a empresa Hitron Technologies uniram esforços para desenvolver um drone autónomo projetado especificamente para procurar e destruir o maior inimigo da Marinha: os pássaros.

Os drones, que estão já a ser testados em laboratório enquanto aguardam autorizações para testes de campo, vão procurar ninhos de pássaros, nomeadamente gaivotas, e borrifar os ovos com um óleo que os impede de eclodir.

Esta solução priva os embriões das aves de oxigénio. O Futurism explica que estas aves selvagens são um dos maiores inimigos da Marinha norte-americana, uma vez que, ao voarem perto dos campos de aviação, podem ser um risco sério para os militares.

Existe até um histórico vasto de colisão entre aviões e pássaros, que já causaram danos sérios às aeronaves, pousos forçados e acidentes.

Apesar de a técnica – conhecida como oiling – parecer controversa, não é considerada cruel pela Sociedade Humana dos Estados Unidos, uma entidade sem fins lucrativos focada no bem-estar animal.

Ainda assim, os especialistas questionam se drones autónomos serão capazes de aplicar esta técnica com sucesso, já que os ovos precisam de ser totalmente lubrificados para que seja funcional.

“A lubrificação do ovo pode causar problemas de bem-estar às aves adultas”, avisou o chefe de ecologia da Sociedade Real para a Proteção de Aves do Reino Unido, Graham White, à New Scientist.

O responsável alertou ainda que “a lubrificação tem de ser feita com cuidado” e que a aproximação aos ninhos pode causar uma “guerra” entre pássaros e máquinas.

Liliana Malainho, ZAP //

8 Comments

  1. Eu faço ideia se fosse a China ou a Rússia a fazer isto… o chorrilho de insultos enchia logo este espaço de comentários.

  2. Contrario ao que é sugerido em filmes, os militares americanos são uma cambada de sissies, que tem medo de tudo e até da própria sombra fogem

  3. esta treta não deve ser verdade………….que trabalheira que eles iriam ter…andar a descobrir ninhos de pássaros. Seria um novo emprego, muito exaustivo, a tempo inteiro. Tendo em conta que os animais escondem os seus ninhos o mais possível…que grande trabalheira. Estar todo o dia a basculhar locais e grandes áreas á procura de ninhos.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.