/

Santuário medieval recebe escultura em pedra que usa máscara contra a covid-19

5

St. Albans Cathedral

Uma catedral histórica do Reino Unido renovou um santuário do século XIV, acrescentando um detalhe que coloca em evidência o momento pandémico que o mundo vive. Agora, a nova escultura está a usar uma máscara que lhe esconde o rosto – uma imagem que, nos dias de hoje, é tão normal. 

A Catedral de St. Albans em Hertfordshire, em Inglaterra, é um símbolo de adoração cristã contínua, escreve o Live Science.

A sua construção teve início no final do século XI no local do sepultamento do mártir cristão Alban, o primeiro santo da Grã-Bretanha, e foi concluída em 1115, de acordo com o site St. Albans.

O santuário agora reformado, adicionado à catedral em 1350, homenageia o primeiro santo cristão Anfíbalo.

No entanto, para além de reformar e reconstruir as partes danificadas do santuário, os especialistas acrescentaram um novo detalhe que regista na perfeição a crise pandémica que se vive atualmente.

Agora, o santuário apresenta um novo rosto, onde apenas os olhos são visíveis. O resto das características estão escondidas sob uma máscara facial protetora – uma visão que se tornou muito familiar em todo o mundo durante a pandemia de covid-19.

Os escultores usaram a imaginação e incluíram uma máscara para comemorar “a sua reconstrução durante a pandemia”, referiu David Carrington, diretor da Skillington Workshop, empresa que realizou o trabalho.

“Esta pequena figura no canto do santuário de Santo Anfíbalo será um lembrete importante para os próximos séculos sobre os acontecimentos do ano passado”, escreveu no Twitter o reverendo Abi Thompson, sub-reitor de St. Albans.

A conservação do santuário começou em junho de 2019, com foco na restauração de elementos ausentes na nova pedra, mas o trabalho no projeto foi brevemente suspenso devido à pandemia.

Após a restauração, apenas cerca de 55% da pedra original permaneceu, o que apresentou aos restauradores “uma oportunidade empolgante para oferecer novos detalhes”, escreveram os representantes da Skillington.

Com a restauração terminada, St. Albans prepara-se para inaugurar o santuário a 17 de maio e lançar uma nova rota de peregrinação em junho.

Ana Isabel Moura, ZAP //

5 Comments

      • “Uma catedral histórica do Reino Unido renovou um santuário do século XIV”… “um santuário do século XIV”!!!!! Entendeu agora?!

      • Bem… Se ainda não entendeu. Paciência. Vai ficar sem saber. Mas… Ainda existe esperança! Talvez se voltar a ler a notícia… Nah! Deixe estar. Não se canse.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.