Santuário medieval recebe escultura em pedra que usa máscara contra a covid-19

St. Albans Cathedral

Uma catedral histórica do Reino Unido renovou um santuário do século XIV, acrescentando um detalhe que coloca em evidência o momento pandémico que o mundo vive. Agora, a nova escultura está a usar uma máscara que lhe esconde o rosto – uma imagem que, nos dias de hoje, é tão normal. 

A Catedral de St. Albans em Hertfordshire, em Inglaterra, é um símbolo de adoração cristã contínua, escreve o Live Science.

A sua construção teve início no final do século XI no local do sepultamento do mártir cristão Alban, o primeiro santo da Grã-Bretanha, e foi concluída em 1115, de acordo com o site St. Albans.

O santuário agora reformado, adicionado à catedral em 1350, homenageia o primeiro santo cristão Anfíbalo.

No entanto, para além de reformar e reconstruir as partes danificadas do santuário, os especialistas acrescentaram um novo detalhe que regista na perfeição a crise pandémica que se vive atualmente.

Agora, o santuário apresenta um novo rosto, onde apenas os olhos são visíveis. O resto das características estão escondidas sob uma máscara facial protetora – uma visão que se tornou muito familiar em todo o mundo durante a pandemia de covid-19.

Os escultores usaram a imaginação e incluíram uma máscara para comemorar “a sua reconstrução durante a pandemia”, referiu David Carrington, diretor da Skillington Workshop, empresa que realizou o trabalho.

“Esta pequena figura no canto do santuário de Santo Anfíbalo será um lembrete importante para os próximos séculos sobre os acontecimentos do ano passado”, escreveu no Twitter o reverendo Abi Thompson, sub-reitor de St. Albans.

A conservação do santuário começou em junho de 2019, com foco na restauração de elementos ausentes na nova pedra, mas o trabalho no projeto foi brevemente suspenso devido à pandemia.

Após a restauração, apenas cerca de 55% da pedra original permaneceu, o que apresentou aos restauradores “uma oportunidade empolgante para oferecer novos detalhes”, escreveram os representantes da Skillington.

Com a restauração terminada, St. Albans prepara-se para inaugurar o santuário a 17 de maio e lançar uma nova rota de peregrinação em junho.

Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Bons hábitos alimentares podem reduzir a probabilidade de contrair covid-19

Um novo estudo indica que as pessoas que comem muitas frutas e vegetais podem ter menos probabilidades de contrair covid-19. Num pesquisa que envolveu 590 mil adultos, os investigadores descobriram que as pessoas que eram adeptas …

Inteligência Artificial está a "alimentar" a violação dos direitos humanos, alerta ONU

Num novo relatório, a Organização das Nações Unidas (ONU) alertou os países que o uso imprudente de Inteligência Artificial (IA) pode estar a pôr em causa o respeito pelos direitos humanos. Michelle Bachelet, Alta Comissária das …

Foi viajar e não voltou. O misterioso desaparecimento de Gabby Petito (e do namorado)

Gabrielle Petito, uma jovem norte-americana de 22 anos, desapareceu misteriosamente. Gabby foi viajar com o namorado, que voltou para casa sozinho e não quis contar o que aconteceu — e agora também está desaparecido. Gabby Petito, …

Aos 101 anos, Ginny é a "Senhora Lagosta" e não planeia reformar-se

Virginia Oliver continua a trabalhar na pesca da lagosta, apesar de já ter 101 anos de idade. 'Ginny' não planeia reformar-se e já se tornou um meme na internet. Virginia 'Ginny' Oliver tem 101 anos e …

Dinamarca. Reclusos condenados a prisão perpétua proibidos de iniciar novos romances

Os reclusos que cumprem prisão perpétua na Dinamarca serão proibidos de iniciar novos relacionamentos amorosos, decisão proposta pelo governo após uma jovem de 17 anos se apaixonar por Peter Madsen, que assassinou a jornalista Kim …

Casal queria que o seu filho se chamasse Vladimir Putin. A Suécia não deixou

Na Suécia, os pais são obrigados a comunicar os nomes dos seus filhos recém-nascidos ao Skatteverket nos primeiros três meses a partir do nascimento. Um casal sueco, que vive na cidade de Laholm, foi proibido pela …

44 jogos seguidos sem ganhar. Mas o presidente não está preocupado

O Atlético Mogi não vence qualquer jogo oficial há mais de quatro anos. Perdeu em 42 desses 44 duelos. 17 de Junho de 2017 foi o último dia em que o Atlético Mogi venceu um jogo …

Autárquicas: António Costa promete que os municípios terão mais mil milhões de euros

O secretário-geral do PS, António Costa, indicou hoje, em Celorico de Basto, no distrito de Braga, que os municípios “vão passar a ter, a partir de abril, mais mil milhões de euros que acompanham a …

Mais de trinta anos após ter sido lançada ao mar no Japão, mensagem em garrafa é encontrada no Hawaii

Durante uma viagem ao Hawaii, uma jovem de apenas 9 anos encontrou uma garrafa que foi lançada ao mar há mais de trinta anos. Esta continha uma mensagem que, posteriormente, acabou por revelar uma experiência …

Mais 939 infeções, sete mortes e nova redução nos internamentos

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 939 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, sete mortes atribuídas à covid-19 e nova redução nos internamentos em enfermaria e cuidados intensivos. De acordo com o boletim epidemiológico da …