Santuário medieval recebe escultura em pedra que usa máscara contra a covid-19

St. Albans Cathedral

Uma catedral histórica do Reino Unido renovou um santuário do século XIV, acrescentando um detalhe que coloca em evidência o momento pandémico que o mundo vive. Agora, a nova escultura está a usar uma máscara que lhe esconde o rosto – uma imagem que, nos dias de hoje, é tão normal. 

A Catedral de St. Albans em Hertfordshire, em Inglaterra, é um símbolo de adoração cristã contínua, escreve o Live Science.

A sua construção teve início no final do século XI no local do sepultamento do mártir cristão Alban, o primeiro santo da Grã-Bretanha, e foi concluída em 1115, de acordo com o site St. Albans.

O santuário agora reformado, adicionado à catedral em 1350, homenageia o primeiro santo cristão Anfíbalo.

No entanto, para além de reformar e reconstruir as partes danificadas do santuário, os especialistas acrescentaram um novo detalhe que regista na perfeição a crise pandémica que se vive atualmente.

Agora, o santuário apresenta um novo rosto, onde apenas os olhos são visíveis. O resto das características estão escondidas sob uma máscara facial protetora – uma visão que se tornou muito familiar em todo o mundo durante a pandemia de covid-19.

Os escultores usaram a imaginação e incluíram uma máscara para comemorar “a sua reconstrução durante a pandemia”, referiu David Carrington, diretor da Skillington Workshop, empresa que realizou o trabalho.

“Esta pequena figura no canto do santuário de Santo Anfíbalo será um lembrete importante para os próximos séculos sobre os acontecimentos do ano passado”, escreveu no Twitter o reverendo Abi Thompson, sub-reitor de St. Albans.

A conservação do santuário começou em junho de 2019, com foco na restauração de elementos ausentes na nova pedra, mas o trabalho no projeto foi brevemente suspenso devido à pandemia.

Após a restauração, apenas cerca de 55% da pedra original permaneceu, o que apresentou aos restauradores “uma oportunidade empolgante para oferecer novos detalhes”, escreveram os representantes da Skillington.

Com a restauração terminada, St. Albans prepara-se para inaugurar o santuário a 17 de maio e lançar uma nova rota de peregrinação em junho.

Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Enfermeira tentou provar que as vacinas tornam as pessoas magnéticas (mas não correu como previsto)

Na semana passada, a enfermeira negacionista de Ohio Joanna Overholt tentou, durante uma sessão legislativa, provar que as vacinas contra a covid-19 tornam as pessoas magnéticas. Mas não foi bem sucedida. O teste do íman resulta …

Foda e Kostadinov: as recordações à volta do Áustria-Macedónia do Norte

O selecionador da Áustria e um dos jogadores da Macedónia do Norte trouxeram memórias dos anos 90. O jogo entre Áustria e Macedónia do Norte, que terminou com vitória austríaca por 3-1, não estava propriamente na …

Paquistão. Quem não se vacinar pode ficar sem acesso ao telemóvel

O governo regional de Punjab, no Paquistão, decidiu que os cidadãos que não se vacinarem contra a covid-19 "ao fim de um certo tempo" podem ver o cartão SIM do seu telemóvel bloqueado. "Estamos a fazer …

Seleção Nacional testa negativo na véspera da estreia no Europeu

Depois do susto de João Cancelo, que testou positivo ao novo coronavírus, a seleção nacional respira de alívio na véspera da estreia no Europeu, depois de ter testado negativo à covid-19. Esta segunda-feira de manhã, a …

Associação quer que os testes em eventos culturais sejam gratuitos

A Associação Espetáculo - Agentes e Produtores Portugueses defendeu que os testes de diagnóstico à covid-19 devem ser gratuitos em eventos culturais. A Associação Espetáculo – Agentes e Produtores Portugueses defendeu, este domingo, que os testes …

Advogados repudiam declarações de Cabrita sobre agendamentos do SEF

Um grupo de advogados repudiou as declarações do ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, que atribuem a um escritório de advogados a responsabilidade pelo mau funcionamento do sistema de agendamentos para atribuição de vistos de …

Fundo Azul só aplicou um quarto do orçamento desde 2016

O Fundo Azul tem tido um orçamento anual de 13 milhões de euros nos últimos cinco anos, mas não tem gasto três quartos desde 2016. Em cinco anos, o Fundo Azul entregou apenas 17 milhões de …

Polónia 1-2 Eslováquia | Paulo Sousa surpreendido no arranque

A Polónia, comandada pelo treinador português Paulo Sousa, entrou hoje da pior forma no Euro2020, ao perder por 2-1 com a Eslováquia, em encontro do Grupo E, disputado em São Petersburgo, na Rússia. O guarda-redes Wojciech …

Agostinho Branquinho nega tráfico de influências na construção de hospital em Valongo

O antigo deputado Agostinho Branquinho negou esta segunda-feira qualquer envolvimento ou tráfico de influências junto da Câmara de Valongo, no processo de licenciamento e construção do Hospital de São Martinho, naquele concelho do distrito do …

Estádio Sp. Braga

17 anos depois, Câmaras ainda devem 55 milhões dos estádios do Euro 2004 (só 2 já pagaram tudo)

Apenas duas Câmaras municipais já não têm dívidas no âmbito da construção de estádios para o Euro 2004. Ao cabo de 17 anos, as autarquias ainda têm cerca de 55 milhões de euros para pagar …