Santuário medieval recebe escultura em pedra que usa máscara contra a covid-19

St. Albans Cathedral

Uma catedral histórica do Reino Unido renovou um santuário do século XIV, acrescentando um detalhe que coloca em evidência o momento pandémico que o mundo vive. Agora, a nova escultura está a usar uma máscara que lhe esconde o rosto – uma imagem que, nos dias de hoje, é tão normal. 

A Catedral de St. Albans em Hertfordshire, em Inglaterra, é um símbolo de adoração cristã contínua, escreve o Live Science.

A sua construção teve início no final do século XI no local do sepultamento do mártir cristão Alban, o primeiro santo da Grã-Bretanha, e foi concluída em 1115, de acordo com o site St. Albans.

O santuário agora reformado, adicionado à catedral em 1350, homenageia o primeiro santo cristão Anfíbalo.

No entanto, para além de reformar e reconstruir as partes danificadas do santuário, os especialistas acrescentaram um novo detalhe que regista na perfeição a crise pandémica que se vive atualmente.

Agora, o santuário apresenta um novo rosto, onde apenas os olhos são visíveis. O resto das características estão escondidas sob uma máscara facial protetora – uma visão que se tornou muito familiar em todo o mundo durante a pandemia de covid-19.

Os escultores usaram a imaginação e incluíram uma máscara para comemorar “a sua reconstrução durante a pandemia”, referiu David Carrington, diretor da Skillington Workshop, empresa que realizou o trabalho.

“Esta pequena figura no canto do santuário de Santo Anfíbalo será um lembrete importante para os próximos séculos sobre os acontecimentos do ano passado”, escreveu no Twitter o reverendo Abi Thompson, sub-reitor de St. Albans.

A conservação do santuário começou em junho de 2019, com foco na restauração de elementos ausentes na nova pedra, mas o trabalho no projeto foi brevemente suspenso devido à pandemia.

Após a restauração, apenas cerca de 55% da pedra original permaneceu, o que apresentou aos restauradores “uma oportunidade empolgante para oferecer novos detalhes”, escreveram os representantes da Skillington.

Com a restauração terminada, St. Albans prepara-se para inaugurar o santuário a 17 de maio e lançar uma nova rota de peregrinação em junho.

Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Novo (e nono) caso positivo de covid-19 no Euro 2020

Billy Gilmour não vai participar no último jogo da Escócia na fase de grupos, que pode terminar com uma qualificação inédita. Há mais um futebolista infetado pelo novo coronavírus, entre os que foram convocados para a …

Governo britânico estuda isenção de quarentena para vacinados

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, admitiu esta segunda-feira estar a avaliar a possibilidade de isentar de quarentena pessoas totalmente vacinadas contra a covid-19 que cheguem do estrangeiro, mas evitou falar sobre a expansão da “lista …

Ministra da Saúde quer “ganhar tempo” com vacinação para conter variante Delta

A ministra da Saúde admitiu esta segunda-feira que a variante Delta do coronavírus SARS-Cov-2 se tornará dominante em Portugal e disse que a estratégia é acelerar a vacinação contra a covid-19. “O que estamos a assistir …

Pais de bombeiro que morreu relatam vegetação lastimável na EN 236-1

Os pais do bombeiro Gonçalo Conceição, que morreu na sequência de queimaduras nos incêndios de Pedrógão Grande, relataram esta segunda-feira, no Tribunal Judicial de Leiria, que a vegetação junto à Estrada Nacional (EN) 236-1 estava …

Em 2020, nasceram em casa o dobro dos bebés do ano anterior. Mas não existe regulamentação

No último ano, os partos em casa aumentaram para quase o dobro em Portugal. No entanto, esta é uma realidade ainda sem regulamentação e que as seguradoras recusam financiar. Mais de 1100 mulheres optaram por …

Noah brincou e "comportou-se de forma muito normal". Alta hospitalar já foi autorizada

A criança de dois anos e meio que esteve desaparecida mais de 30 horas em Proença-a-Velha, concelho de Idanha-a-Nova, teve esta segunda-feira alta do Hospital Amato Lusitano, disse a diretora clínica daquela unidade hospitalar de …

Espanha. Indultos aos líderes catalães serão aprovados na terça-feira, anuncia Sánchez

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, informou que o conselho de ministros vai aprovar na terça-feira a concessão de indultos aos líderes independentistas catalães, anúncio feito esta segunda-feira, no Grande Teatro do Liceu, em Barcelona. "Amanhã [terça-feira], …

Número de desempregados inscritos nos centros de emprego recua em maio

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego recuou 1,7% em maio em termos homólogos e 5,1% face a abril, segundo dados divulgados hoje pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). De acordo com …

BE quer retirar da fatura elétrica taxa de carbono paga às barragens e eólicas

A coordenadora do Bloco de Esquerda anunciou, em Torres Novas, a apresentação de uma proposta para que os portugueses deixem de pagar taxa de carbono na energia produzida pelas barragens e eólicas, a exemplo do …

"Eternizar" moratórias de crédito "é negativo", defende Centeno

O governador do Banco de Portugal (BdP), Mário Centeno, defendeu esta segunda-feira que não se pode "eternizar" as moratórias de crédito, concedidas para fazer face aos efeitos da pandemia na economia, e que empresas e …