/

“Muitas pessoas provavelmente morrerão” em missões para Marte, diz Elon Musk

13

“Honestamente, muitas pessoas provavelmente morrerão no início”, disse o fundador da SpaceX, Elon Musk, ao dono do XPrize, Peter Diamandis, referindo-se às primeiras missões tripuladas a Marte.

Como noticiou na quarta-feira a Space.com, Musk tem alertado ao longo dos anos sobre os riscos do voo espacial humano para Marte. Em 2017, durante o Congresso Internacional de Astronáutica, afirmou que os primeiros humanos a viajar para aquela planeta deveriam estar “preparados para morrer”.

“É perigoso, é desconfortável, é uma longa jornada. Podes não voltar vivo. Mas é uma aventura gloriosa e será uma experiência incrível”, referiu Musk. “Podes morrer e provavelmente não terás boa comida e todas essas coisas. É uma jornada árdua e perigosa da qual podes não voltar vivo, mas é uma aventura gloriosa”, frisou.

Embora já tenha dito coisas semelhantes no passado, o contexto em torno das suas declarações mudou. Em comparação com 2017, a SpaceX fez grandes avanços ao nível dos voos espaciais tripulados.

A 23 de abril, a missão Crew-2 da SpaceX enviou mais quatro astronautas para a Estação Espacial Internacional, a bordo da nave Crew Dragon. Este é o terceiro lançamento tripulado de sucesso para a SpaceX e os especialistas acreditam que missões como essa estão a abrir o caminho para a futura exploração espacial humana.

A empresa tem ainda um contrato de voo espacial com a NASA para transportar humanos além da órbita da Terra, assinando recentemente um acordo para desenvolver e construir um módulo lunar para o programa Artemis, que visa levar pessoas à Lua até 2024.

Em dezembro de 2020, Musk declarou que era possível que a SpaceX levasse humanos a Marte em 2026.

Taísa Pagno //

13 Comments

  1. A sério?? Então em 1969 foram à lua todos fanfarrões, sem mortos nem feridos… E agora passados 50 anos, irão morrer… Não… Deves estar a brincar, não??

    • Não sabia que morreram astronautas nas missões Apollo originais? A sério? E vem para aqui mandar postas de pescada sem saber nada do que está a falar? A sério?

      • Ui, que q.i. tão elevado… A questão é mesmo essa. É que nunca ninguém morreu a caminho da lua!!! Arre que é b****!!! Fonix!!
        “Houston, We’ve a problem… The russians are coming… and We’ve get out of here, fast… Now!” (Apolonático Supersticioso 13).

  2. Não acho nada glorioso morrer a caminho ou em Marte. É interessante ver as imagens da paisagem marciana, mas aquilo não tem nada, a não ser uma atmosfera absolutamente irrespirável com 96% de CO2 e temperaturas noturnas de 90°C negativos para além de receber radiação letal provinda do nosso Sol. Devemos é cuidar do nosso planeta a fim de preservarmos a espécie humana pelo maior tempo possíve, pois não tenhamos dúvidas: a espécie humana, à semelhança de outras espécies animais, também se extinguirá e será aqui na Terra. Não existe nenhum planeta no nosso sistema solar com condições de habitabilidade e a estrela mais próxima- Próxima Centauri- é muito instável e portanto altamente letal para qualquer organismo vivo que ambicionasse viver em qualquer planeta que eventualmente orbite esta etrela. Fiquemos pelas sondas e drones em Marte e não mandemos pessoas para a morte certa.

    • A pensar dessa forma, o ser humano nunca se teria aventurado além das suas fronteiras. Hoje aqui estamos a teclar em frente a um computador graças ao pequeno ser que decidiu sair da água e aventurar-se em terra, ou porque um certo tuga meteu-se numa nau à vela e quiz ver o que estava para lá do horizonte. Enquanto houver uma fronteira desconhecida, nenhum ser humano aventureiro estará descansado sem partir à descoberta. Sem isso, nunca iremos evoluir.

    • A sua capacidade de argumentação é fascinante. Os factos fundamentados e capacidade de raciocínio que apresenta são de facto impressionantes. Ah espera…

  3. João Clérigo: coitado do Tuga! Por alguma razão é Tuga… Antes dos valentes imortais irem para o oriente armados em piratas, já outros tinham atravessado o mar de Bering e chegado às américas. Os Portugueses pensavam que tinham conquistado o mundo, mas afinal o que eles tinham era uns estaleiros clandestinos… Quando o dono se fartou da brincadeira devolveu-os a Salazar.
    E esse animalzinho que saiu da água… Não é referido na ciência que tenha sido antepassado dos humanos… Essa ideia surgiu-lhe assim de repente??

  4. Ui, que q.i. tão elevado… A questão é mesmo essa. É que nunca ninguém morreu a caminho da lua!!! Arre que é b****!!! Fonix!!
    “Houston, We’ve a problem… The russians are coming… and We’ve get out of here, fast… Now!” (Apolonático Supersticioso 13).

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.