/

Washington D.C. pode estar prestes a tornar-se o 51.º estado dos EUA

A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos votou mais uma vez um projeto de lei para conceder a Washington D.C. o estatuto de estado. A cidade pode vir a ser 51.º estado do país.

De acordo com a Bloomberg, a capital dos Estados Unidos tem mais de 700 mil habitantes e paga mais impostos federais per capita do que qualquer estado. Contudo, Washington D.C. não é um estado, o que significa que não tem voto no Congresso.

A Constituição dos EUA determina que a sede do governo dos Estados Unidos seja um “Distrito”, sobre o qual o Congresso “exerce legislação exclusiva em todos os casos”. O objetivo de um distrito era impedir que qualquer estado detivesse demasiado poder por ser o anfitrião do governo nacional.

A capital foi transferida da Filadélfia para o que era então chamada de Cidade de Washington em 1800. Hoje, a 20.ª maior cidade dos Estados Unidos é alternadamente conhecida como Washington, D.C. e Distrito de Columbia.

Há décadas que um movimento está a tentar tornar a cidade o 51.º estado – e pode ter agora as suas melhores hipóteses de o conseguir fazer, com os democratas em maioria no Capitólio e na Casa Branca.

Embora a Câmara tenha aprovado uma legislação estadual sobre uma votação partidária em 22 de abril, há ainda a oposição republicana.

“Este país foi fundado nos princípios de não tributação sem representação e consentimento dos governados. Mas os residentes de DC são tributados sem representação e não podem consentir com as leis sob as quais eles, como cidadãos americanos, devem viver”, disse Eleanor Holmes Norton no plenário da Câmara antes da votação, citada pelo NPR.

O projeto de lei estadual, H.R. 51, reduziria o tamanho do distrito federal e criaria um novo estado com o território restante com dois senadores dos Estados Unidos e um representante, colocando os residentes em pé de igualdade com os eleitores de outros estados.

Os defensores do Estado afirmam que a causa também é uma luta por justiça racial. Se for aprovado, Washington D.C. seria o primeiro estado com uma maioria de residentes negros.

Os democratas da Câmara aprovaram o projeto de lei de Norton no ano passado numa votação histórica, mas a legislação nunca chegou ao Senado liderado pelo Partido Republicano. Agora, o esforço para tornar a capital a 51.ª estrela da bandeira do país tem mais apoio do que nunca.

O Presidente dos Estados Unidos Joe Biden expressou repetidamente apoio à criação de um estado em Washington D.C. e, na terça-feira, a Casa Branca pediu formalmente ao Congresso que “proporcione uma transição rápida e ordeira para a criação de um estado para o povo de Washington, D.C.”

Maria Campos, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.