/

Exercício físico aumenta imunidade e torna vacinas mais eficazes

Praticar exercício físico regularmente reduz em 37% o risco de adoecer e morrer de doenças infecciosas, revela um novo estudo.

A disponibilidade de vacinas trouxe esperança para o fim da pandemia. No entanto, mortes e casos de covid-19 ainda estão a aumentar em todo o lado. Enquanto tentamos imunizar o mundo, o cenário mais provável nos próximos anos é que a covid-19 será como outras doenças infecciosas, como a gripe, contra as quais teremos de proteger continuamente.

Uma das melhores maneiras de fazê-lo é sendo fisicamente ativo.

Já sabemos que a atividade física é uma das formas mais eficazes de prevenir doenças crónicas, juntamente com a dieta alimentar e deixar de fumar. Um estudo de 2008 descobriu que a inatividade física é responsável por mais de cinco milhões de mortes prematuras todos os anos.

Agora, um novo estudo publicado na revista Sports Med, mostra que a atividade física regular fortalece o sistema imunitário humano, reduz em mais de um terço o risco de adoecer e morrer de doenças infecciosas e aumenta significativamente a eficácia das campanhas de vacinação.

Os investigadores recolheram e reviram sistematicamente todas as evidências disponíveis relacionadas com o efeito da atividade física no risco de adoecer e morrer de doenças infecciosas como a pneumonia — uma causa frequente de morte por covid-19 — sobre o funcionamento do sistema imunitário e no resultado da vacinação.

O estudo foi realizado demasiado cedo na pandemia para incluir estudos sobre a covid-19, mas as descobertas são altamente relevantes para a atual resposta à pandemia.

Os autores encontraram evidências consistentes e convincentes em seis estudos envolvendo mais de meio milhão de participantes de que atender às diretrizes recomendadas para atividade física — 30 minutos de atividade física, cinco dias por semana — reduz em 37% o risco de adoecer e morrer de doenças infecciosas.

O efeito é pelo menos tão forte, senão mais forte, do que o efeito relatado para outros fatores de risco de covid-19, como idade ou ter uma condição pré-existente, como diabetes.

Os investigadores também encontraram evidências de que a atividade física regular fortalece o sistema imunitário humano. Em 35 ensaios clínicos randomizados independentes, a atividade física regular resultou em níveis elevados de imunoglobulina IgA. Este anticorpo reveste a membrana mucosa dos nossos pulmões e outras partes do nosso corpo onde o vírus e bactérias podem entrar.

A atividade física regular também aumenta o número de células T CD4, que são responsáveis por alertar o sistema imunitário de um ataque e regular a sua resposta.

Por fim, nos ensaios clínicos randomizados, as vacinas parecem mais eficazes se forem administradas após um plano de atividade física. Uma pessoa que é ativa tem 50% mais probabilidade de ter uma contagem de anticorpos mais alta após a vacina do que outra que não é ativa.

Esta pode ser uma maneira fácil e económica de impulsionar as campanhas de vacinação. Considerando as dificuldades nas cadeias de abastecimento, esta poderia ser uma jogada inteligente para fazer com que cada dose valha a pena.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.