//

O custo da paz mundial é bastante inferior ao custo da guerra

Um recente relatório do Instituto de Economia e Paz (IEP) conclui que o custo dos países com a violência é bem superior ao custo para a paz mundial.

O Instituto de Economia e Paz estima que, em 2019, o impacto da violência e do conflito na economia global foi de 14,4 biliões de dólares. Isto é um custo de cerca de 5 dólares por dia para cada pessoa no planeta.

Os números ganham outra grandeza quando temos em consideração que 689 milhões de pessoas — mais de 9% da população mundial — vivem com menos de 1,90 dólares por dia, segundo dados do Banco Mundial.

Mais de 10% do PIB mundial está a ser gasto para conter, prevenir e lidar com as consequências da violência, escreve o Big Think. Os dez países mais afetados do mundo estão a gastar até 59% do seu PIB com os efeitos da violência.

“Pôr um preço na paz e na violência ajuda-nos a ver os valores desproporcionalmente altos gastos na criação e contenção de atos violentos em comparação com o que é gasto na construção de sociedades resilientes, produtivas e pacíficas”, explica o fundador do IEP, Steve Killelea.

O rumo das coisas parece, no entanto, estar a seguir um bom caminho. O impacto económico da violência diminuiu em 2019 pelo segundo ano consecutivo. Isto é resultado de o mundo estar a ficar mais pacífico. Ainda assim, em algumas zonas do mundo — como na América Central e nas Caraíbas — o custo da violência aumentou.

Síria, Afeganistão e Sudão do Sul foram as nações mais afetadas pela guerra e pela violência.

O relatório do IEP, intitulado “The Economic Value of Peace 2021, faz uma associação direta entre paz e prosperidade. Desde 2000, os países que se tornaram mais pacíficos tiveram um crescimento médio do PIB mais alto do que aqueles que se tornaram mais violentos, dita o relatório.

Até a mais pequena melhoria na paz mundial pode ter um efeito gigante. “Por exemplo, uma redução de 2% no impacto global da violência é aproximadamente equivalente a toda a ajuda internacional para o desenvolvimento em 2019″, escreve o Instituto de Economia e Paz.

Os regimes autoritários perderam, em média, 11% do PIB para os custos da violência, enquanto nas democracias, o custo foi de apenas 4% do PIB.

O relatório usa 18 indicadores económicos para avaliar o custo da violência. Os três principais são gastos militares, o custo da segurança interna e homicídio.

Daniel Costa, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.