O Al-Shabaab, grupo rebelde islâmico apoiado pela Al-Qaeda, apela ao boicote da vacina da AstraZeneca contra a covid-19. A alternativa é “cominhos pretos e mel”.
A vacina da AstraZeneca não está apenas a levantar preocupações na Europa. Na Somália, o Al-Shabaab, um grupo rebelde islâmico apoiado pela Al-Qaeda, está a apelar aos muçulmanos sunitas, que representam 99% da população somali, para que “rejeitem” a vacina da AstraZeneca.
Os avisos dos reguladores face à vacina estão a ser aproveitados pelo Al-Shabaab para afirmar que a vacina é “mortal” e “insegura” para os muçulmanos da Somália, escreve a VICE.
Como alternativa, o grupo rebelde prescreve “cominhos pretos e mel” para pessoas infetadas com o novo coronavírus.
“À luz da campanha de vacinação lançada pelo regime apóstata da Somália na capital Mogadíscio, o Al-Shabaab alerta os muçulmanos da Somália contra o uso da vacinação AstraZeneca”, lê-se num comunicado divulgado no Twitter.
“Não permita que a sua família seja usada como cobaia da experimentação da segurança da vacina AstraZeneca”, diz o Al-Shabaab.
A Somália deu, recentemente, início à primeira fase do seu programa de vacinação após ter recebido uma remessa de vacinas da COVAX. Enquanto isso, o país apela aos grupos prioritários para que sejam inoculados com vacinas da AstraZeneca.
“As narrativas anti-AstraZeneca do Al-Shabaab estão a propagar a ideia de que o uso de qualquer tratamento ou vacina contra a covid-19 diferente de ‘cominhos pretos e mel’ é anti-islâmico“, disse um analista do HORN International Institute for Strategic Studies à VICE.
Listada como um dos 20 países que “provavelmente estarão entre os últimos” a alcançar a vacinação generalizada contra a covid-19, a Somália deve alcançar um amplo acesso às vacinas até “o início de 2023 ou mais tarde”, de acordo com um relatório publicado pela Economist Intelligence Unit.
Confirmo tenho comido uma colher de mel por dia e ainda não apanhei… isso ou é de usar a máscara e lavar as m
ãos. Acredito que é do mel… ala é grande e tal
Subscrevo! É do mel sim, pois também como uma colher todos os dias! Nem preciso de cominhos. Claro que rezar a Alá também ajuda, virado para Meca! Essencialmente o mel e sim, não apanhem a vacina!! Nenhuma delas!! Deixam o problema com o mel e o profeta e não se preocupem! , já agora, para proteger os outros “irmãos” espalhem essa informação pelas mesquitas e pelos ayatollah(s) que tenham poder de influenciar!!
Pela minha parte penso que a ruindade dessa “gente” é tão grande que nem o vírus consegue entrar neles!