/

José Luís Carneiro pondera candidatura ao Porto

ordemtoc / Flickr

José Luís Carneiro

José Luís Carneiro está a ponderar concorrer à Câmara Municipal do Porto. Quem discorda desta candidatura é Manuel Pizarro, que soma já duas derrotas autárquicas.

A notícia é avançada pelo jornal Público esta terça-feira, que acrescenta que, se José Luís Carneiro avançar, “terá a apoiá-lo toda a direção nacional do partido”.

No sábado, no programa Lei da Bolha da TVI24, o deputado do PS e antigo líder da JS, Sérgio Sousa Pinto, defendeu que o secretário-geral adjunto do PS “seria um excelente candidato” do PS à Câmara Municipal do Porto e uma “excelente notícia” para a cidade.

O candidato ao Porto ainda não está escolhido, o que levou o deputado a dizer que o nome do antigo presidente da Câmara de Baião tem vindo a ser apontado no partido.

Fonte do PS disse ao matutino que, “a partir do momento em que Manuel Pizarro quis ir para o Parlamento Europeu, pôs em causa toda a possibilidade de ser candidato à Câmara do Porto”. “Ele está na Europa e não vai ganhar as eleições autárquicas, por isso não há nenhuma motivação para que os portuenses votem nele.”

Este fim de semana, a distrital do PS-Porto reuniu o secretariado para fazer uma avaliação do processo autárquico nos 18 concelhos do distrito. Os nomes dos candidatos serão ratificados pela comissão política distrital no dia 16 de abril, enquanto que o nome do candidato ao Porto só deverá ser escolhido em finais de maio.

O Público avança que Pizarro deixou a garantia de que, se arranjar uma candidatura alternativa, não será candidato.

No entanto, parece ser contra uma eventual candidatura de Carneiro, porque isso significaria entregar-lhe, a prazo, a liderança da maior federação distrital do PS e torná-lo no candidato autárquico natural em 2025.

Apesar de não reunir o apoio das estruturas locais do PS, José Luís Carneiro terá o apoio de António Costa, se avançar.

Liliana Malainho, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.