/

Menos soldados e mais robôs. Exército britânico reduz as suas tropas humanas

Como parte de uma grande reforma militar, o Exército do Reino Unido está prestes a reduzir as suas tropas humanas.

Um dos objetivos do movimento de reestruturação das forças armadas britânicas é investir em robôs militares, drones e outras ferramentas de combate de alta tecnologia.

Segundo a BBC, esta atualização representa uma adaptação à própria mudança da guerra – com mais ênfase na guerra cibernética do que nas tropas terrestres.

Em janeiro, o Exército britânico tinha cerca de 80 mil soldados. O plano agora é reduzir esse número para cerca de 70 mil, permitindo que os soldados se aposentem ou saiam pelo seu próprio pé.

Ao mesmo tempo, o Exército investe em tecnologias, como drones e robôs de combate. A mudança também significa alocar mais recursos para os domínios cibernético e do Espaço, estabelecendo um comando espacial que parece funcionar de forma semelhante à Força Espacial dos Estados Unidos.

O Reino Unido quer também aumentar significativamente o número de ogivas nucleares à sua disposição, não apenas para deter as ameaças tradicionais, mas também para enfrentar ataques biológicos, químicos e até cibernéticos.

O documento de 110 páginas da Defesa britânica declara que o Reino Unido pretende aumentar o limite do número de ogivas nucleares a bordo dos submarinos Trident da Marinha Real de 180 para 260, um aumento de mais de 40%.

A alteração do Exército visa torná-lo mais eficaz e estratégico, especialmente face às novas tecnologias emergentes e às mudanças do cenário militar.

Liliana Malainho, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.