O mercado apenas encerrará – para a maioria dos países europeus – no próximo dia 31 de agosto. Contudo, dado que o início dos principais campeonatos e os play-offs da Champions e Liga Europa estão aí à porta, grande parte dos plantéis já está arrumado.
Mais uma vez, Barcelona e Real Madrid mostraram o seu poderio financeiro face a todas as outras equipas do Velho Continente: os primeiros resgataram Luis Suarez ao Liverpool e os segundos responderam com a compra de James Rodriguez ao Mónaco.
Segundo os valores revelados, Suarez custou 81 milhões de euros, enquanto James se ficou pelos 80 milhões de euros.
À parte dos negócios ‘galáticos’, o Chelsea conseguiu uma das maiores vendas deste defeso com a saída de David Luiz para o Paris Saint-Germain, que ficou fechada por cerca de 50 milhões de euros. verba que deu aos ‘blues’ a liquidez necessária para comprarem Diego Costa ao Atlético Madrid, também por uns respeitáveis 40 milhões de euros.
O FC Porto esteve igualmente envolvido numa das grandes vendas deste mercado de transferências. A cláusula de rescisão de Eliaquim Mangala estaria fixada em 40 milhões de euros, mas dado que os dragões receberam 30.5 milhões de euros por 57,67% do passe do internacional gaulês (segundo aquilo que foi comunicado à CMVM), a matemática aponta para que o negócio tenha sido fechado por uma verba de 53,8 milhões de euros.
O Manchester United de Van Gaal comprou apenas dois jovens até ao momento, mas pagou caro. Luke Shaw chegou do Southampton por 37.5 milhões de euros, enquanto Ander Herrera foi comprado ao Atlético Bilbau por 36 milhões de euros.
No que toca a compradores, só clubes da Premier League (Man City, Chelsea, Arsenal, Everton e Man Utd), Liga BBVA (Barcelona e Real Madrid) e Ligue 1 (PSG) mostraram capacidade para contratar a este preço.
Nas vendas, a única que fugiu a estes campeonatos foi mesmo o negócio entre o FC Porto e o Man City por Mangala.
Top-10 das transferências mais caras do defeso (a 13 de agosto):
1. Luis Suarez (Liverpool, Barcelona) – 81 milhões de euros;
2. James Rodriguez (Mónaco, Real Madrid) – 80 milhões de euros;
3. Eliaquim Mangala (FC Porto, Man City) – 54 milhões de euros;
4. David Luiz (Chelsea, PSG) – 50 milhões de euros;
5. Diego Costa (Atlético Madrid, Chelsea) – 40 milhões de euros;
6. Alexis Sanchez (Barcelona, Arsenal) – 38 milhões de euros;
7. Luke Shaw (Southampton, Man Utd) – 37.5 milhões de euros;
8. Ander Herrera (Atlético Bilbau, Man Utd) – 36 milhões de euros;
9. Romelu Lukaku (Chelsea, Everton) – 35.4 milhões de euros;
10. Cesc Fàbregas (Barcelona, Chelsea) – 33 milhões de euros.