/

Volvo prepara mudança estratégica e apresenta o seu novo modelo 100% elétrico: o C40 Recharge

A marca de automóveis sueca apresentou o seu novo modelo 100% elétrico: o C40 Recharge. O modelo representa mais um passo no caminho para a eletrificação total da Volvo, já que esta semana a marca anunciou que a partir de 2030 irá deixar de vender automóveis com motores de combustão e híbridos, dedicando-se apenas aos veículos elétricos.

O C40 Recharge é o segundo automóvel 100% elétrico da empresa. Esta linha de automóveis foi inaugurada com o XC40 Recharge, cuja comercialização será iniciada ainda este mês em Portugal.

Tratas-se de um crossover que dá aos condutores todos os benefícios de um modelo SUV, mas o seu formato é ligeiramente mais baixo. O novo carro é baseado na plataforma CMA e é o primeiro modelo da marca a ser pensado para ser um modelo 100% elétrico.

Segundo o Exame Informática, o C40 Recharge tem a mesma plataforma do XC40 Recharge, o que inclui uma bateria de 78 kWh capaz de uma autonomia inicial superior a 400 quilómetros.

Relativamente à tecnologia, o elétrico apresenta um sistema baseado no sistema operativo Android Car da Google, o que significa que conta com uma integração de aplicações como o Google Maps e o Assistente.

Segundo a marca, o C40 Recharge vai dar ao utilizador a possibilidade de usufruir de dados ilimitados para garantir a melhor experiência possível. Será também esta ligação que vai permitir as atualizações remotas do software do carro.

O C40 Recharge utiliza também uma arquitetura de dois motores, um por cada eixo, de 150 kW de potência cada. De acordo com o Car and Driver, a sua potência total ultrapassa os 400 cavalos e a aceleração dos 0 aos 100 km acontece em menos de 5 segundos.

No que diz respeito ao carregamento, as potências máximas são de 11 kW em AC (corrente alternada) e 150 kW em DC (corrente contínua), o que irá permitir recuperar 80% da bateria em 40 minutos. Contudo, a Volvo ainda recorre a fornecedores externos para a bateria.

A nível interior, o automóvel possui uma posição de condução elevada. O modelo terá disponíveis várias cores e será o primeiro automóvel da marca sem qualquer componente em pele de origem animal.

O carro tem o início de produção prevista para o outono de 2021 e será fabricado, tal como o XC40 Recharge, na fábrica belga da Volvo Cars de Gent. O C40 Recharge deverá chegar a Portugal no final do ano estando disponível para encomenda online, diz o Mais Tecnologia.

Ana Isabel Moura, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.