//

Nunca a China teve uma noite estrelada assim. Drones pintam Van Gogh nos céus

1

A 18 de dezembro do ano passado, o EFYI Group e a Universidade de Tianjin criaram uma “noite estrelada” única no céu de Tianjin: totalmente dedicada a Vincent Van Gogh.

O EFYI Group e a Universidade de Tianjin, na China, estabeleceram o recorde de animação mais longo realizado por veículos aéreos não tripulados (UAVs): 26 minutos e 19 segundos, de acordo com o site do Guinness.

Segundo a CNN, o tema principal da apresentação foi a vida e as obras do artista e pintor holandês Vincent Van Gogh. Os drones organizaram-se nos céus em formações que lembravam as suas pinturas mais famosas, como Os Girassóis ou A Noite Estrelada.

O estilo em que as aeronaves se moviam e pintavam os céus também lembravam Van Gogh: com “pinceladas” grossas e uma abordagem dramática. “A animação é uma forma de contar uma história, de contar algo que queremos contar”, disse Zhang Siqi, diretor de operações do EFYI Group.

O Guinness documentou todo o processo e detalhou cada etapa da apresentação. Por trás da narrativa, estava um planeamento técnico meticuloso.

O EFYI Group usou tecnologia de posicionamento de alta precisão e tecnologia de sincronização para alcançar uma “ação coordenada”, explicou Zhao Shilei, diretor de produto ao Guinness.

Os 600 drones usados eram do mesmo modelo – o Agile Bee II – que pesa aproximadamente 1,3 kg e voa a cerca de 30 quilómetros por hora.

Liliana Malainho, ZAP //

1 Comment

  1. … o homem ia gostar de ter visto isto.
    Embora com 150 anos seria um pouco improvável.
    A apresentação é também uma obra de arte de qualidade equiparável às melhores obras dele, os meus humildes parabéns.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.