/

Vespas parasitas vão ser colocadas na mansão onde nasceu Ana Bolena (para eliminar infestação de traças)

Um exército de minúsculas parasitas vai ser colocado dentro da mansão inglesa onde Ana Bolena nasceu, a fim de caçar e erradicar as traças que ameaçam os móveis e artefactos da casa.

Blickling Hall, em Norfolk, no leste da Inglaterra, não conseguiu conter uma invasão de traças, que podem ser prejudiciais para os tapetes, móveis, roupas e outros objetos de lã e seda dentro da histórica casa.

Por isso, de acordo com a CNN, os gerentes da mansão vão colocar vespas parasitas microscópicas no edifício. As vespas – Trichogramma evanescens – medem cerca de 0,5 milímetros e são pouco visíveis para os humanos.

Estas vespas procuram os ovos das traças e colocam os seus próprios ovos dentro deles, fazendo com que nasça uma nova vespa em vez de uma larva de traça.

Assim que a sua missão for concluída, as vespas acabarão por morrer e desaparecer na poeira doméstica, segundo os administradores de propriedades, que acreditam que a tentativa de controle de pragas é a primeira deste tipo num ambiente histórico.

“Esperamos realmente que esta abordagem pioneira forneça um método prático e sustentável que qualquer uma das nossas propriedades possa usar para lidar com infestações graves”, disse Hilary Jarvis, conservadora assistente do National Trust, em comunicado. “Embora sejam raras, [as traças] às vezes podem mostrar-se imunes às nossas abordagens usuais e mais suaves, com resultados potencialmente graves.”

Segundo o National Trust, que administra a propriedade, as vespas serão fornecidas em pequenos distribuidores de cartões que podem ser “discretamente pendurados ou colocados em gavetas ou salas abertas“.

Blickling Hall foi listado no Domesday Book do século XI, o primeiro registo público da Grã-Bretanha, e foi propriedade de Geoffrey Boleyn. Acredita-se que a sua neta, Ana Bolena, tenha nascido em casa. Ana Bolena tornou-se a segunda esposa de Henrique VIII, dando à luz a futura rainha Elizabeth I e sendo, mais tarde, condenada à morte por decapitação, após não ter dado à luz um filho ao governante.

A mansão recebe visitantes, mas atualmente está fechada durante o terceiro confinamento nacional contra a pandemia de covid-19 de Inglaterra.

“Quando fechámos todas as nossas casas, sabíamos que os insetos provavelmente prosperariam, por isso a monitorização de pragas estava no topo da nossa lista de tarefas essenciais em 2020”, disse Jarvis, acrescentando que o inverno ameno da Grã-Bretanha também contribui para o aumento no número de traças.

Maria Campos, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.