Uma menina de quatro anos encontrou uma pegada de dinossauro, classificada como um dos “melhores exemplares” já encontrados no Reino Unido, enquanto passeava com o pai.
Lily Wilder fez a descoberta em janeiro, durante o confinamento do Reino Unido, enquanto passeava pela praia com o seu pai, Richard.
A praia de South Wales, em Bendricks Bay, é conhecida pelas pegadas pré-históricas e o exemplar que Lily Wilder encontrou terá cerca de 220 milhões de anos.
Depois de ser retirada do local, a pegada fossilizada encontra-se agora no Museu Nacional de Wales, em Cardiff, para ser estudada.
A mãe de Lily, contou à CNN que a menina reparou na pegada enquanto caminhava com o pai e que pediu imediatamente para que visse a sua descoberta.
“Quando o Richard veio para casa e me mostrou a fotografia, eu pensei que parecia incrível”, disse.
“O Richard pensou que era demasiado bom para ser verdade. Eu entrei em contacto com especialistas e eles tomaram conta da situação a partir daí”, acrescentou.
“Ficamos entusiasmados por descobrir que era realmente uma pegada de dinossauro e fico feliz por saber que vai ser levada para o museu nacional, onde pode ser estudada durante várias gerações”, concluiu Sally.
Ainda não se sabe exatamente o que fez aquela marca, com 10 centímetros de comprimento, mas especialistas pensam a criatura pudesse ter cerca de 75 centímetros de altura e 2,5 metros de comprimento. Provavelmente, andaria em duas pernas e alimentar-se-ia de insetos e pequenos animais.
Nos Estados Unidos, foram encontradas pegadas similares que pertenciam a um dinossauro chamado Coelophysis. No entanto, até agora, ainda não tinham sido encontradas evidências deste animal no Reino Unido.
Cindy Howells, a curadora de paleontologia do Museu Nacional de Wales, explicou: “Esta pegada fossilizada de dinossauro, de há 220 milhões de anos atrás, é um dos exemplares mais bem preservados de todo o Reino Unido e vai mesmo ajudar os paleontólogos a perceber como é que estes dinossauros pré-históricos andavam.”
“Obviamente, nem toda a gente tem pegadas de dinossauro à porta de casa, mas há uma riqueza de natureza local perto de todos, se perdermos tempo para olhar com cuidado”, desafiou Howells.
De acordo com a estação de televisão britânica, os cientistas precisaram de uma autorização especial para remover a pegada da praia, por esta ser uma paisagem de Interesse Científico Especial e de domínio privado.
Não será da rainha?!…