Menino de 12 anos encontra fóssil de dinossauro com 69 milhões de anos

Nature Conservancy of Canada

O fóssil de dinossauro encontrado por Nathan Hrushkin

Nathan Hrushkin, aspirante a paleontólogo de 12 anos, encontrou o fóssil de um dinossauro enquanto passeava com o pai em Alberta, no Canadá. Depois de enviarem uma fotografia ao Museu Royal Tyrrell, ficaram a saber que o fóssil já tem 69 milhões de anos.

De acordo com a CNN, Nathan Hrushkin sempre quis ser um paleontólogo e, com apenas 12 anos de idade, já descobriu os ossos de um dinossauro com 69 milhões de anos.

Nathan estava a caminhar em Alberta, no Canadá, com o seu pai quando o alertou para o que parecia ser um fóssil gigante no solo. “Ele chamou-me e disse: ‘Pai, precisas de vir aqui’. E eu percebi logo pelo tom de voz dele que tinha descoberto alguma coisa“, contou Dion Hrushkin, pai de Nathan.

Nathan disse que era bastante óbvio que se tratava de um fóssil e que “parecia uma cena de televisão ou desenhos animados”.

Decidiram, então, enviar uma fotografia da descoberta para o Museu Royal Tyrrell, que confirmou a suspeita – era um osso de dinossauro verdadeiro que foi, mais tarde, identificado como parte de um jovem hadrossauro (hadrosauridae), conhecido como o dinossauro com bico de pato.

O museu enviou especialistas para o local, no Horseshoe Canyon, parte da organização Nature Conservancy of Canada (NCC), que confirmou a descoberta do fóssil pelo menino de 12 anos.

“A descoberta deste dinossauro num local protegido demonstra a necessidade de conservação dos locais”, disse o NCC num comunicado. “Não só para garantir a conservação de espaços selvagens para as gerações futuras, mas também como uma oportunidade de aprender sobre o nosso património natural.”

Ainda de acordo com o NCC, a composição geológica do local – com camadas de cinza vulcânica, arenitos, argilitos e espécimes pré-históricos – representa um período de tempo entre 71 e 68 milhões de anos atrás.

É bastante incrível encontrar uma coisa que é real, uma descoberta de um verdadeiro dinossauro”, disse Nathan à CNN. E a descoberta do aspirante a paleontólogo é ainda mais notável, visto que descobertas daquela época são extremamente raras.

“[Os restos do dinossauro] são de uma camada em Alberta onde não há muitas informações fósseis”, disse Dion Hrushkin. “Por isso é que todos estavam muito animados por vir escava-la, preenche uma lacuna de conhecimento científico“, explicou.

Após a recuperação do fóssil, que fazia parte do braço de um hadrossauro, os investigadores descobriram entre 30 a 50 ossos no local, todos pertencentes ao mesmo dinossauro, que teria cerca de três ou quatro anos de idade.

“Esses animais eram provavelmente os mais comuns em Alberta no final do período Cretáceo, provavelmente tão comuns quanto os veados são hoje em dia”, disse François Therrien, paleontólogo do museu, citado pela CNN.

O facto de o fóssil estar dentro de camadas de rocha que datam de há 69 milhões de anos atrás também é extraordinário, já que “as descobertas de fósseis são raras nesta camada geológica”, disse o NCC.

Para Nathan, que assistiu várias vezes à escavação, a experiência de descobrir um fóssil de dinossauro foi um sonho tornado realidade. “Foi muito divertido estar ali e vê-los a fazer as coisas deles”, disse o menino que quer ser paleontólogo desde “há muito tempo”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Parque de esculturas subaquático vai ser inaugurado em Miami

Miami vai servir de casa para um novo parque de esculturas subaquático como nunca viu. O ReefLine é projetado para servir como um recife artificial e vai estar disponível a receber visitantes em dezembro de …

Da "política do filho único" a incentivos à natalidade: como a China tem mudado a sua estratégia populacional

A China está a planear incluir novas medidas para estimular a taxa de natalidade do país e lidar com o rápido envelhecimento da população. A estratégia passa pelo “plano de cinco anos” que deverá estar …

Vacinação será “grande prioridade” de presidência portuguesa da UE

O primeiro-ministro português, António Costa, referiu hoje que a vacinação contra a covid-19 deverá ser uma das “grandes prioridades” da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE), após um encontro com o presidente do …

No Cambodja, os aldeões usam "espantalhos mágicos" para afastar a covid-19

Os aldeões do Cambodja têm evitado a pandemia de covid-19 sem máscaras nem distanciamento social, mas sim com "espantalhos mágicos" que espantam o vírus mortal. Os dois espantalhos de Ek Chan, um aldeão de 64 anos, …

O Arecibo desabou. É o fim de uma era à procura de vida extraterrestre

O Observatório de Arecibo, em Porto Rico, morreu. Três semanas depois de um dos principais cabos de sustentação da sua cúpula ter desabado, danificado irremediavelmente o radiotelescópio, o icónico caçador de vida extraterrestre antecipou-se à …

O maior elevador panorâmico do mundo tem vista para os cenários de Avatar

Com o recente lançamento de fotografias subaquáticas dos bastidores do Avatar 2 e a notícia de que Avatar 3 está quase a terminar as filmagens, não há melhor momento para revisitar o parque nacional que …

Pandemia tirou comida da mesa, mas deu asas a startup que transforma plástico do mar em máscaras

A startup portuguesa Skizo transformou a pandemia numa oportunidade de crescimento. Quando faltava comida nalgumas mesas, a empresa de produção de sapatilhas e bolsas passou a fazer máscaras a partir de plástico retirado dos oceanos …

Na Irlanda, o Pai Natal é considerado um "trabalhador essencial"

A Irlanda fez esta semana um anúncio especialmente dedicado às crianças, afirmando que o Pai Natal é considerado um trabalhador essencial no país e, por isso, não terá as suas deslocações restringidas no período natalício. …

Mais 2400 novos casos. Portugal ultrapassa os 300 mil desde o início da pandemia

Portugal ultrapassou hoje a barreira dos 300 mil casos de covid-19 desde o início da pandemia no país, em março, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). Portugal registou mais 2.401 novos casos, tendo passado a contabilizar …

Medidas para o Natal conhecidas no sábado. Passagem de ano com todas as restrições

O primeiro-ministro, António Costa, adiantou hoje que no sábado anunciará as medidas para o Natal “com as melhores condições possíveis”, mas avisou desde já que “a passagem do ano vai ter todas as restrições”. “O Governo …