/

Armin Laschet sucede a Angela Merkel na liderança da CDU

Olaf Kosinsky / Wikimedia

Armin Laschet, novo líder da União Democrata-Cristã

Este sábado, Armin Laschet foi eleito líder do partido alemão União Democrata-Cristã (CDU), depois de Angela Merkel ter abandonado o cargo, em setembro.

Armin Laschet, chefe do governo da Renânia do Norte-Vestfália, é o novo líder da União Democrata-Cristã (CDU), força política à qual pertence a chanceler Angela Merkel.

Com uma maioria de 521 votos dos 1.001 delegados chamados a votar, Armin Laschet bateu Friedrich Merz (que obteve 466), candidato mais à direita que já tinha concorrido à liderança dos democratas-cristãos alemães em 2018, tendo perdido para Annegret Kramp-Karrenbauer.

Num congresso que decorre de modo digital, por causa das restrições decretadas pela pandemia, Laschet referiu que há muitas pessoas que confiam na chanceler alemã e na CDU. “Essa confiança não se herda” automaticamente, é preciso conquistá-la, defendeu, citado pelo Público.

“Eu quero fazer todos os possíveis para que nos consigamos manter unidos e ultrapassar este ano. E depois garantir que o próximo chanceler seja do nosso partido“, sustentou Laschet, no seu discurso de vitória.

Este resultado põe Laschet mais perto de poder ser o candidato do partido às legislativas de setembro, isto porque o presidente da CDU é geralmente (embora nem sempre tenha sido) o candidato a chanceler pela CDU e pelo partido irmão bávaro, a União Social Cristã (CSU).

Além de ser o atual ministro-presidente (designação oficial do cargo) do Estado mais populoso da Alemanha, Laschet é formado em direito, foi jornalista, e membro do parlamento alemão e europeu, antes de entrar na política regional alemã na região do noroeste do país.

Angela Merkel anunciou, em outubro de 2018, que iria abandonar o cargo de chanceler alemã este ano, tendo também abandonado a liderança da CDU.

Liliana Malainho, ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.