//

Sony testa o seu primeiro carro elétrico nas estradas austríacas

Os veículos elétricos estão em voga e nem a Sony faltou à chamada. A empresa revelou que o Vision-S está a ser testado em condições de inverno em estradas públicas na cidade austríaca de Graz.

No Consumer Electronics Show (CES) de 2020, a Sony apresentou o Vision-S, um conceito de carro elétrico desenhado para servir como uma plataforma de demonstração dos produtos e tecnologias (como baterias, sistemas de carga, sensores e telas) que desenvolve para o setor automóvel. Agora, o veículo chegou às ruas.

Durante o CES 2021, realizado virtualmente devido à pandemia de covid-19, a japonesa adiantou informações sobre o progresso do projeto. De acordo com a empresa, citada pelo Russia Today, o Vision-S está a ser testado em condições de inverno na cidade de Graz, na Áustria.

“A Sony Corporation (‘Sony’) anunciou a conclusão do seu protótipo em dezembro de 2020, que estava em desenvolvimento com o objetivo de contribuir para a evolução da mobilidade e que começou a testar em estradas públicas na Europa”, lê-se num comunicado da marca.

O automóvel deverá ter um motor duplo (um em cada eixo), capaz de o levar dos 0 aos 100 km/h em apenas 4,8 segundos, e atingir uma velocidade máxima de 240 km/h.

Um conjunto de 40 sensores deverá tornar este veículo “consciente” do que o rodeia. Para detetar obstáculos, o Vision-S usa um sistema LiDAR que lhe permite mapear o trajeto, evitar colisões e manter uma distância e velocidade seguras em relação aos outros automóveis.

Em termos de entretenimento, o carro será uma “extensão” da casa do utilizador, uma vez que a empresa irá proporcionar aos passageiros do banco traseiro a oportunidade de jogarem PlayStation durante a viagem, graças a um sistema de “Remote Play”.

O som é garantido através de altifalantes embutidos em cada assento, equipados com a tecnologia “360 reality audio”. Tal como os modelos da Tesla, o Vision-S será capaz de se conectar à nuvem para receber novos recursos e correções de segurança.

Para já, a Sony ainda não revelou quando pretende lançar o Vision-S no mercado. Este projeto é desenvolvido em parceria com empresas como a Nvidia, Qualcomm, Amazon Web Services, Blackberry/QNX, Vodafone, Bosch e Continental.

Liliana Malainho, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.