//

Os novos robôs da Samsung fazem pequenas tarefas domésticas (e ainda lhe servem um copo de vinho)

O Samsung Galaxy S21 não é a única surpresa que a empresa tem preparada para 2021. A Samsung apresentou algumas propostas de robôs domésticos, na primeira grande feira de tecnologia do ano.

A Samsung levantou um pouco mais do que a ponta do véu, no Consumer Electronics Show de 2021 (CES 2021). A primeira grande revelação foi o Samsung Bot Handy que, tal como o nome indica, se distingue pela mão e braços robotizados que executam algumas tarefas domésticas simples.

Segundo o The Verge, o robô ajuda na lavandaria, coloca a loiça na máquina de lavar, põe a mesa e até lhe serve um copo de vinho.

O Bot Handy é alto e magro, tem dois grandes olhos que mudam de expressão conforme se move e dispõe de câmaras que avaliam o espaço. Através de Inteligência Artificial (IA), a máquina consegue reconhecer objetos e interagir com eles.

Sebastian Seung, presidente da Samsung Research, disse que o robô tem como principal objetivo ser “uma extensão” do ser humano na cozinha, na sala de estar e em qualquer outro lugar da casa que precise de uma ajuda, no que toca a tarefas domésticas.

A empresa não anunciou o preço, nem a janela de lançamento do produto. A verdade é que a Samsung já usou o Consumer Electronics Show para revelar robôs de aparência futurista que não passam de um conceito, e este pode ser um desses casos.

O Bot Care foi outro dos robôs apresentados no CES 2021 e surge como uma melhoria do robô já anunciado no ano passado. Com a ajuda da Inteligência Artificial, o modelo foi pensado para cuidar do utilizador nos mais pequenos detalhes.

Além de avaliar os seus comportamentos, o dispositivo é uma espécie de assistente pessoal que o lembra de fazer uma pausa durante o trabalho ou das reuniões que marcou, mas não se recorda.

No vídeo de demonstração, a Samsung mostra o robô a abrir automaticamente uma tela para que o utilizador participe numa videochamada prestes a iniciar. Tal como o seu “irmão” Bot Handy, não há indicação do quão avançado está no desenvolvimento.

Quer o Bot Handy, quer o Bot Care não serão vistos no interior das nossas casas num futuro tão próximo quanto gostaríamos. A quebrar esta tendência surge o JetBot 90 AI+, um robô aspirador que deverá ser lançado ainda no primeiro semestre deste ano.

De acordo com o The Verge, o aspirador a vácuo usa sensores LiDAR e 3D para descobrir o caminho e passa à volta de cabos e pequenos objetos, ao contrário da maioria dos produtos semelhantes disponíveis no mercado. Aliás, a Samsung afirma que o JetBot 90 AI+ será suficientemente inteligente para ficar longe de um vaso, para não o partir.

Equipado com um sistema de câmara de vigilância integrado, o robô pode também ser usado como um meio de segurança adicional.

Liliana Malainho, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.