/

Encontrados dois mil fragmentos de plástico em vila da Idade do Ferro

1

Keith Ruffles / Wikimedia

Castell Henllys, no norte de Pembrokeshire, no País de Gales

Um novo estudo mostra que o plástico está a deixar a sua marca não só no mundo moderno, mas também em locais históricos e com milhares de anos.

De acordo com a cadeia televisiva CNN, Castell Henllys, uma vila da Idade do Ferro localizada no norte de Pembrokeshire, no País de Gales, é um desses exemplos.

O sítio arqueológico inclui quatro casas circulares, com telhados cónicos feitos de madeira e palha. Com base nas escavações no local, estas foram reconstruidas com elementos das estruturas originais e com os mesmos materiais que os habitantes usaram naquela época.

Depois de quase 30 anos a serem visitadas por inúmeros turistas e alunos, estas casas deram uma oportunidade única aos investigadores. O que começou como um estudo para entender como os materiais de construção se degradam com o tempo, transformou-se em algo muito maior, quando a equipa descobriu uma enorme quantidade de plástico: dois mil pedaços, para sermos mais exatos.

Embora seja bem cuidado e limpo, pequenos restos de plástico da atividade dos visitantes conseguiram esconder-se debaixo dos bancos em cantos escuros destas casas. As crianças, por exemplo, costumam almoçar numa das estruturas.

Entre os fragmentos de plástico estavam, entre outros, tampas de garrafas, palhinhas, as embalagens dessas mesmas palhinhas, sacos de plástico e embalagens plásticas para guardar alimentos.

“Se as crianças tivessem recebido os seus lanches sem todas as embalagem de plástico, teria feito uma enorme diferença. O nosso conformismo pode causar danos ambientais”, disse à CNN Harold Mytum, professor da Universidade de Liverpool e o autor principal do estudo publicado, esta quinta-feira, na revista científica Antiquity.

Estas descobertas reforçam a teoria defendida pelos investigadores de que o Antropoceno, a nossa era geológica atual, vai ficar conhecida como a “Era do Plástico”.

Mytum está a trabalhar com a equipa de Castell Henllys para aumentar a consciência ambiental dos futuros visitantes, usando os elementos que recolheram durante as escavações para criar uma campanha educacional.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.