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Espanha quer taxar as hiperligações

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marsmet473a / Flickr

O hyperlink veio mudar completamente a forma de escrever notícias na Internet. Não se trata apenas de transformar texto preto em azul, mas sim de optar por uma prática não muito comum no jornalismo: dar destaque à concorrência. Mas em breve, se o quiser fazer em Espanha, vai ter de pagar.

A taxa pretende colocar um imposto sobre as hiperligações, tornando-as ilegais para blogs, sites de notícias e, talvez, até mesmo para o Google News. Uma medida que vai, sem dúvida alguma, alterar a forma como a indústria dos media e a economia interagem actualmente. Resta saber se outros países vão seguir o exemplo.

A medida é tão controversa que um blogue espanhol a denominou de “a lei mais infame na história da Internet“. Não obstante algum exagero, tendo em conta a forma como a Internet funciona, a lei tem certamente potencial para, no mínimo, causar alguma confusão.

A maneira como a lei está escrita exige que sites de notícias paguem uma taxa para “colocar um link e uma descrição significativa do mesmo”, o que significa, provavelmente, que as citações em bloco e o reblog de frases que se tornaram populares em toda a Internet estarão sujeitas a isto. Redes sociais serão isentas desta obrigação.

A questão dos créditos e das ligações (ou a falta deles) foi, e sempre será, um tema polémico no jornalismo. Actualmente, quase tudo é possível, desde que se coloque o chamado link para a fonte original.

E a situação está desta forma, principalmente porque o controlo da Internet, de como as pessoas se comportam nela, o que publicam e de que forma, é um completo pesadelo.

Afinal, de que forma se cobra um imposto sobre todos os links externos significativos?

CG, ZAP

1 Comment

  1. Em Espanha como cá, os senhores barões dos media querem receber o tráfego dos motores de busca, quando lhes dá jeito, mas não querem pagar nada por isso – nem em dinheiro, nem em géneros, i.e., os titulos das noticias / links – e invertem completamente a lógica da Internet em todos os outros negócios: no resto da Internet, os sites PAGAM para ter links noutros sites e receber tráfego desses links para fazer o seu negócio; nos media querem QUE LHES PAGUEM para enviar tráfego para os seus sites. Faz sentido? Vão pagar uma comissão do dinheiro que ganharem nos seus sites com o tráfego que recebem?
    O que os senhores dos media não percebem é que a Internet tem uma forma muito própria de reagir a estas coisas. E o Google também tem uma forma muito própria de reagir a estas coisas.
    Não me surpreendia nada que brevemente o Google começasse a ter conteúdo próprio – gerado pelos utilizadores, cooperativo, whatever – e começasse a “dispensar-se” de enviar os seus utilizadores para os sites dos media.
    É isso que eles querem.

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