Árvores de várias florestas na Irlanda estão a ficar com “cabelos de gelo”

Na semana passada, um grupo de pessoas estava a passear numa floresta em Mullaghmore, na Irlanda, quando foi surpreendida por aquilo que parecia ser uma espécie de algodão doce entre as árvores.

Segundo o site Live Science, este fenómeno estranho é chamado de “cabelos de gelo”, devido aos finos fios de cristais de gelo (de 0,2 milímetros) que florescem em certas árvores em zonas com temperaturas muito frias.

De acordo com um estudo de 2015 publicado na revista científica Biogeosciences, o fenómeno parece ocorrer apenas em madeira húmida e apodrecida e já foi relatado em vários países – como Estados Unidos, Canadá, Rússia, Suécia, Alemanha e Irlanda –, em latitudes entre 45 e 55 graus a norte do equador.

Estes “cabelos de gelo” foram descritos, pela primeira vez, há mais de um século. Há seis anos, os autores do estudo referido acima encontraram o seu responsável: o fungo Exidiopsis effusa, embora ainda não saibam exatamente como é que provoca isto.

Assim que alguém toca nestes “cabelos”, ou quando ficam expostos à luz solar, rapidamente derretem, escreveu também a emissora britânica BBC, acrescentando que, nos últimos dias, este fenómeno tem sido relatado em várias zonas da Irlanda.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.