/

Arquipélago na “Atlântida britânica” sobreviveu a tsunami há 8 mil anos

Cientistas acreditam que uma parte de Doggerland, uma antiga civilização conhecida como a “Atlântida britânica”, tenha sobrevivido ao tsunami que inundou a região há 8 mil anos.

Doggerland foi uma civilização antiga no Mar do Norte, situada entre o Reino Unido, a Dinamarca e a Noruega. Conhecida como a “Atlântida britânica”, Doggerland foi abandonada depois de ser atingida por um tsunami de cinco metros, há 8.200 anos.

O tsunami terá sido causado por Storegga slides, deslizamentos de terra de grandes proporções que ocorrem debaixo de água na costa da Noruega.

Os arqueólogos calculam que Doggerland teria quase três vezes o tamanho de Portugal. A teoria é que os humanos caçadores-coletores se mudaram para lá devido às mudanças de estações. Com a subida do nível da água do mar, que acabou por inundar a região, estes humanos foram obrigados a vir para terrenos mais altos.

Agora, investigadores têm estudado restos de plantas, isótopos e sedimentos de amostras extraídas da região sul de Doggerland, combinados com uma análise da topografia da região e um estudo de tsunamis modernos para obter uma imagem topográfica do tsunami Storegga.

De acordo com o Heritage Daily, o estudo revelou que o tsunami avançou 40 quilómetros de terra. No entanto, a água terá esbarrado nas densas florestas e terrenos altos, permitindo que esta zona da Doggerland sobrevivesse na forma de um pequeno arquipélago.

Os investigadores sugerem que este arquipélago terá sido uma peça importante na pré-história, servindo de ponto de partida para a disseminação da agricultura para o resto da Grã-Bretanha.

Durante a Era do Gelo, os níveis do mar eram muito mais baixos, e, na sua extensão máxima, Doggerland ligava a Grã-Bretanha à Europa continental. Nessa época, os caçadores podiam ir a pé desde o que hoje é o norte da Alemanha até ao leste de Inglaterra. Há cerca de 10 mil anos, a região tinha uma das mais ricas áreas para caça, pesca e aves selvagens da Europa.

Sendo que na altura do tsunami a maior parte de Doggerland tinha menos de 5 metros de altitude, “o impacto em qualquer pessoa que vivesse em Doggerland na época teria sido enorme, comparável ao do tsunami no Japão em 2011″, disse Jon Hill, investigador do Imperial College em Londres e autor de um outro estudo sobre a antiga civilização.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.