/

Base militar romana encontrada em campo de milho na Sérvia

Instituto Arqueológico de Belgrado

Uma equipa de arqueólogos encontrou uma base militar romana num terreno de milho na Sérvia. Os investigadores fizeram a descoberta a cerca de um metro de profundidade sob o milheiral.

Os especialistas estavam a trabalhar na antiga cidade de Viminacium, que era uma grande cidade e acampamento militar da província romana da Moésia e a capital da Moésia Superior.

Esta é uma descoberta muito especial, como escreve o portal Ancient-Origins, uma vez que apenas 100 bases militares foram encontradas nas antigas províncias do Império Romano. “Quase todas estão enterradas debaixo de cidades modernas”, disse o coautor Miomir Korac, salientado que isto torna difícil estudá-las.

Citado pela Reuters, Korac disse que “um número muito pequeno de principiums é explorado completamente”. Por isso, “podemos dizer que este é único porque não foi perturbado”.

O complexo tinha 40 quartos com paredes aquecidas, uma tesouraria, uma santuário, um local para desfiles e uma fonte. Durante as escavações, os investigadores apenas revelaram um quarto do sítio arqueológico, que se acredita ter cerca de 3.500 metros quadrados.

Num dos quartos, os arqueólogos encontraram 120 moedas, que representam uma pequena fortuna para aqueles tempos. Não há explicação para o facto de o tesouro ter ficado para trás, embora o autor principal do estudo, Nemanja Mrdjic, acredita que as moedas “devem ter sido perdidas durante uma emergência”.

“A distribuição das moedas de um canto até a porta, (…) sugere que elas caíram enquanto alguém estava a fugir”, explica o líder da investigação.

As escavações em Viminacium decorrem desde 1882 e os achados já incluem um navio romano, azulejos dourados, esculturas de jade, mosaicos e frescos, juntamente com 14.000 túmulos e restos mortais de três mamutes.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.