/

Da cabeça de javali à perdiz. Historiadores e chefs ensinam a cozinhar pratos medievais

Eat Medieval

O chef Andy Hook (E) e o historiador Giles Gaspar (D).

Uma equipa de historiadores e grandes chefs reuniu-se para oferecer um curso online para ensinar os alunos a criar banquetes medievais.

Professores da Universidade de Durham e chefs do restaurante Blackfriars criaram o Eat Medieval, que vai explorar as comidas, hábitos alimentares e métodos de cozinha de várias culturas europeias entre os séculos V e XV.

Segundo o site, a equipa procura “redescobrir sabores antigos, rastrear antigas fontes de alimento, tradições, rotas de comércio e reviver pratos centenários para paladares modernos”.

Na era medieval, o arroz e o trigo eram alimentos da classe alta, até a batata ser introduzida em 1536. Por outro lado, a cevada, a aveia e o centeio eram consumidos pelos pobres. Feijão e vegetais eram suplementos importantes para a dieta baseada em cereais das classes mais baixas, salienta o portal Ancient-Origins.

Perdiz cozinhada em laranja, ganso em hochepot, veado, javali, cabeça de javali, pudins e doces são alguns dos pratos a serem cozinhados ao longo dos três dias do curso online, que decorrerá entre 14 e 16 de dezembro.

Neste novo projeto, historiadores e chefs unem-se para explorar todos os aspetos da gastronomia medieval, incluindo “sazonalidade, sustentabilidade e origem”.

A equipa promete também desmistificar algumas crenças sobre a gastronomia medieval e os hábitos alimentares. Por exemplo, ao contrário do que muitas pessoas pensam, as especiarias não eram usadas para disfarçar o sabor pungente da carne. Pelo contrário, a carne era normalmente comida no mesmo dia em que era caçada, o que significa que era ainda mais fresca do que a comemos atualmente.

As aulas consistem em vídeos e sessões interativas para aprender a preparar e cozinhar um total de quinze receitas.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.